Geral

Previsão do tempo para o fim de semana reforça alerta no Rio Grande do Sul

Gustavo Mansur/Secom
Rajadas de vento podem dificultar escoamento das águas em lagoa do Rio Grande do Sul  |   Bnews - Divulgação Gustavo Mansur/Secom

Publicado em 10/05/2024, às 08h21   Pedro Moraes



A situação de calamidade no Rio Grande do Sul pode ficar ainda pior neste fim de semana. É o que indica a nota técnica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgada nesta quinta-feira (9).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Como indica a previsão, a temperatura no estado deve ter alteração por causa do avanço de uma frente pelo estado de Santa Catarina, bem como da entrada de um ar mais frio pelo estado gaúcho. Durante o dia, esse sistema deve começar a recuar para o sul do estado.

Em função disso, rajadas de vento podem dificultar o escoamento das águas da Lagoa dos Patos com destino ao oceano. No intervalo entre sexta-feira (10) e segunda-feira (13), há previsão de chuva mais e mais intensa no centro-leste e nordeste do estado.

Uma das regiões inclusive inclui Porto Alegre, onde bacias captam água para o rio Guaíba, que marcou níveis recordes de inundação. Junto a isso, os modelos apontam que os acumulados de chuva podem superar os 150 milímetros (mm).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp