Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Playboys dos livros

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/05/2024, às 05h50   Editoria de Política



Playboys dos livros
Uma galerinha bem descolada e frequentadora dos melhores jetsets soteropolitanos vem sendo vigiada com LUPA pelas autoridades da justiça por conta de traquinagens em prefeituras baianas. De Salvador a Porto Seguro, a meninada solta o dedo nos processos de compra de material escolar e curiosamente nunca perde uma licitação. Dias desses, foram vistos em um “aviãozinho” particular subindo para o norte do estado a caminho de Petrolina. Lá, dizem fontes da coluna, eles preparam mais um golpe de mestre e prometem levar um contrato milionário na educação. O padrinho da turma é um velho conhecido da política baiana que pensávamos já estivesse aposentado. Ledo engano. A bordo de sua potente máquina, corta o Corredor da Vitória sempre às 10h da manhã com destino a seu belo office na Avenida Tancredo Neves. Sempre rodeado dos playboys no fim de semana em sua mansão na Praia do Forte, o coroa malandro se gaba de ter relação com prefeitos e secretários há alguns anos e afirma que quem é rei nunca perderá majestade. Resta saber se ele vai sentar no trono na Papuda também com seus meninos...

Samba na torre
Um sambista famoso em solo baiano deu uma passadinha em uma famosa torre residencial da cidade e causou um fuzuê com alguns vizinhos. Entre taças de Pera Manca e sushi do Soho, lá pelas tantas o anfitrião da casa se soltou e partiu para cima do rapaz com muito carinho e afagos, causando rebuliço entre os convidados da varanda. O rapaz, extremamente sem graça, tinha sido levado por uns amigos locais, e tratou de quebrar o gelo e levou na esportiva a investida do proprietário do apartamento. Dizem que o rapaz, ao chegar no carro, soltou os cachorros na galera que o levara e prometeu nunca mais pisar os pés na Torre do Frisson.

Quem quer briga com Elmar?
Essa pancadaria do União Brasil entre Elmar e alguns deputados orientados por ACM Neto tem como pano de fundo a força de Elmar na Câmara Federal (que é maior que a do ex-prefeito). Marcinho Oliveira é o fiel escudeiro de Elmar e vai birgar até o fim pelo seu líder.

Sem tapa na mesa
Um importante membro da Executiva do União Brasil da Bahia confessou à coluna, sob condição de anonimato, que o fechamento de questão contra o pedido de empréstimo de Jerônimo é passado e que o partido segue unido. "Divergências são naturais, assim como o fechamento de questão em assuntos parlamentares", explicou. A fonte informou ainda que, ao contrário do noticiado, não houve elevação de tom, muito menos "tapa na mesa", como chegou a ser noticiado. Nossa fonte disse ainda que o receio dos parlamentares que, a princípio, se colocaram contra o fechamento de questão contra o empréstimo, é ver seus prefeitos sendo perseguidos pelo Governo.

Insatisfação carlista
Um certo deputado muito influente na Assembleia Legislativa da Bahia vem pegando ‘ar’ com o ex-prefeito da cidade. Segundo o parlamentar, o ex-gestor vem procurando confusão em relação a uma nova medida aplicada para o União Brasil. A decisão inclusive vem causando polêmica na Casa Legislativa. O que será que vem pela frente? Aguardando as cenas dos próximos capítulos.

As traições de Marcinho
Na casa Legislativa da Bahia, apesar da divisão de deputados da oposição e do governo, Marcinho Oliveira não vinha respeitando a decisão do partido - inclusive foi o único que deu quórum em um projeto a favor de Jerônimo Rodrigues.

Não foi bem assim
Um deputado do União Brasil revelou que as camadas da decisão do partido em relação a corte eleitoral são mais profundas do que muitos acham. Mas também afirmou que o seu líder ACM Neto não vem ameaçando ninguém. Será isso mesmo?

Avante, Rui!
De olho nas eleições de 2026, o ministro Rui Costa (Casa Civil) pode, até lá, trocar o PT pelo Avante. Rui estaria por trás da ofensiva do partido em busca da liderança no número de prefeituras da Bahia assim como da condução de Ronaldo Carletto ao comando do Avante na Bahia. No início de maio, o Jornal Folha de S Paulo revelou que Rui recebe, em seu gabinete no Planalto, um prefeito baiano a cada dois dias. A maior parte deles do Avante.

O terror das pesquisas
Pesquisas que estão por vir aí causam terror em alguns candidatos de prefeituras baianas. Uns estão sorrindo, outros estão chorando. Quem esperava ganhar de forma esmagadora, as pesquisas já estão mostrando o contrário. E quem esperava a derrota fácil, hoje já se coloca como franco candidato às cadeiras. Aliás, vai ter muita gente caindo da cadeira.

Sob as bênçãos de Baleia
O MDB já bateu o martelo há muito tempo sobre a pré-candidatura de Lúcia Rocha em Vitória da Conquista; nesta quinta-feira (16) ela terá o nome chancelado pelo MDB nacional, com a presença na cidade do presidente nacional Baleia Rossi. Ao ser questionado sobre uma composição com o PT, que pretende lançar Waldenor Pereira, Lúcio Vieira Lima, em conversa com a Sombra, disse que em política, nada é impossível. O emedebista tripudiou e disse acreditar que Waldenor derreta e retorne à casa de um dígito nas pesquisas; pior, o cacique do MDB baiano disse que, para o petista, pode não haver nem espaço na vice de Lúcia.

Wagner, o bombeiro
Um nome de peso do PT na Câmara Federal confirmou aquilo que parlamentares de outros partidos da base do governo Lula já haviam revelado: "Falta alguém capaz de estabelecer um diálogo eficiente com a base no Congresso". Segundo a fonte, nem o monstro Padilha (Relações Institucionais) nem o ministro Rui Costa (Casa Cívil) estão à altura da missão. Para o parlamentar, o nome certo para a função seria o do senador Jaques Wagner. "Não há ninguém melhor que ele pra isso", garantiu.

Claudinha por cima da carne seca 
Mesmo com as polêmicas devido aos tapas e beijos com a comunidade LGBT, pela adesão ao bolsonarismo e ao evangelho - que preza pela moral, família e "bons costumes" - , Claudia Leitte mostrou que ainda tem do que se gabar. Carregando o prestígio de ter sido mais importante e notório da banda Babado Novo, a cantora decidiu deixar claro as desavenças com os antigos empresários e, automaticamente, menosprezou o grupo que lhe deu fama. Em entrevista à rádio FM O Dia, a "Bagunceira" descartou toda e qualquer possibilidade de subir ao palco para saudar sua antiga "nomenclatura artística" ao dizer que olha para frente e não se apega ao passado. O engraçado é que em nenhum momento, segundo os empresários da banda, foi pensado ou sugerido qualquer turnê para que Claudinha cantasse ou prestasse homenagem ao grupo. Então, quem iludiu?
Ivete, a musa sem palco
Enquanto Claudinha está dispensando turnê, Ivete ficou a ver navios e não terá mais as apresentações comemorativas pelos 30 anos de carreira Brasil afora. Depois de todas as datas anunciadas, vendas iniciadas e toda divulgação, eis que a musa descobriu que a produtora responsável não teria condições de realizar os shows. Dizem as más línguas que o verdadeiro motivo do cancelamento da "Festa" foi a baixa procura do público. Seriam 30 shows, até fevereiro do ano que vem, e duvidamos muito que nenhumzinho tenha tido uma venda legal de ingressos. Se sim, ou se não, ainda não sabemos. O fato mesmo é que agora Veveta tem tempo de sobra, já shows....

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp