Economia & Mercado

Economia do mar será discutida no II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade

Arquivo pessoal/Patrícia Iglesias
II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade acontece nos dias 16 e 17 de maio, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal/Patrícia Iglesias
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 08/05/2024, às 19h15



Entre os diversos temas previstos para serem abordados durante o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade está um assunto que é de fundamental importância para o setor econômico do país: a economia do mar. O evento, que acontece nos dias 16 e 17 de maio, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, contará com a presença de autoridades e especialistas do setor portuário.

As discussões associadas ao tema economia do mar ocorrerão durante um meeting realizado no espaço “Sala A Tarde”, mediado executiva Patrícia Iglesias. Dentro da abordagem, serão debatidos assuntos como "Portos", “Infraestrutura Náutica”, “Gestão Costeira” e “Amazônia Azul”. Também participam dos painéis a secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes, e o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Povia.

Relevância do tema

Em entrevista ao BNews, a mediadora do Meeting Economia do Mar explicou a relevância de abranger as discussões sobre o tema na atualidade. "A economia do mar, se a gente for reparar, ela está presente desde os primórdios e quando a gente fala da famosa Rota da Seda. Então, é algo que existe, a economia mundial circula pelos mares”, elencou.

“Quando a gente traz esse tema que está em voga e que agora se deu o título de economia do mar, nada mais é do que juntar todos os stakeholders envolvidos nesse processo e quantificar e qualificar como é que a gente mensura o que é movimentado, seja através do turismo, seja através da infraestrutura náutica, seja através dos portos que movimentam as riquezas que o Brasil gera, produz, exporta, ou que o Brasil adquire como matéria-prima ou, então, o próprio insumo acabado”, informou Patrícia Iglesias.

Especialista em ESG e gestão de negócios, Patrícia destaca que a importância da economia do mar está no cotidiano da população, desde as necessidades básicas. “Está na mesa, por meio da nossa alimentação, assim como está no processo fabril e industrial. Economia do mar é vital. Não dá para a gente hoje falar em economia, sem pensar que um navio esteja aportando no mar”, afirmou.

Economia do mar e sustentabilidade

À reportagem, a também especialista em GRC (governança, risco e conformidade) explicou, ainda, a associação do tema economia do mar com a agenda sustentável, que será amplamente abordada durante o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade. 

“Quando você fala de sustentabilidade, a gente pode alinhar tudo o que a gente falar de economia do mar e de navegação, a gente está, obviamente, reduzindo pegada de carbono, e quando a gente fala de redução de pegada de carbono, a gente entra no assunto sustentabilidade, que é um dos temas do congresso”, completou.

BNews Glass

O II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade contará com uma ampla cobertura jornalística do site que mais cresce na Bahia, além de transmissão ao vivo dos principais painéis do evento. Por meio do “BNews Glass”, um espaço pensado especialmente para o evento, jornalistas do BNews receberão gestores e administradores de órgãos públicos e privados, agentes políticos, promotores, magistrados, advogados e profissionais que atuam na agenda sustentável.

Todo o conteúdo produzido pelo veículo de comunicação durante os dois dias de congresso poderá ser acessado em tempo real através do site bnews.com.br, do Instagram (@bnews_oficial) e do canal BNewsTV, no YouTube, que já soma mais de 160 mil inscritos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp