Salvador
Publicado em 12/03/2024, às 20h11 - Atualizado às 22h11 Cadastrado por Marco Dias
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON) notificou a Embasa nesta terça-feira (12) para prestar esclarecimentos sobre o desabastecimento de água que afeta diversos bairros de Salvador, incluindo Plataforma, Ilha Amarela, Terezinha e Federação.
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Segundo a CODECON, a decisão foi tomada após o recebimento de diversas denúncias de consumidores. A Embasa tem até 48 horas para apresentar um relatório detalhado sobre a falha na prestação de serviço, além de um plano de ação para atender à população e evitar reincidências.
O diretor-geral da CODECON, Zilton Netto, explica que a Embasa precisa fornecer informações sobre a causa do desabastecimento, a previsão de retorno do fornecimento de água e as medidas que estão sendo tomadas para minimizar os impactos para a população.
As empresas de água e energia estão entre as três mais reclamadas na CODECON, e nós realizamos várias ações para combater práticas abusivas que prejudicam os consumidores. No caso específico da Embasa, recebemos várias denúncias sobre o desabastecimento de água na cidade hoje e agimos imediatamente, buscando informações e uma solução para o problema. Se os documentos exigidos não forem apresentados, a Embasa será autuada e estará sujeita a multa", enfatizou Netto.
A CODECON informa que os consumidores que estão sendo afetados pelo desabastecimento podem registrar através dos seguintes canais oficiais:
Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador - 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.
Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.
Em nota enviada ao BNews, a Embasa informou que irá responder oficialmente à notificação da Codecon. "Os bairros citados na notificação são aqueles que tiveram o fornecimento de água interrompido para atender a duas solicitações da prefeitura de Salvador: remanejamentos de tubulações para a obra do Mané Dendê e para a obra do BRT".
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