Política

Campanha de Souto entra com ação de impugnação de pesquisa DataNilo

Publicado em 06/08/2014, às 06h36   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

A coligação “Unidos pela Bahia”, liderado pelo candidato ao governo do Estado Paulo Souto (DEM), deu entrada na tarde desta terça-feira (5) a uma ação de impugnação de registro e divulgação da pesquisa eleitoral registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta segunda (4), conforme antecipou reportagem do Bocão News.

A consulta foi contratada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Marcelo Nilo (PDT), à Babesp - Bahia, Pesquisa e Estatística LTDA ME, instituto conhecido como DataNilo, em referência ao próprio pedetista. De acordo com o departamento jurídico da chapa oposicionista, a representação alega “ilegalidade na consulta eleitoral que apresenta questões tendenciosas, favorecendo o candidato petista a governador [Rui Costa]".

“Depois do Vox Populi, agora um aliado do PT contrata outra pesquisa suspeita na tentativa desesperada de inflar o índice de intenção de voto do candidato de Jaques Wagner, que não passa de um dígito como ficou provado nas duas pesquisas oficiais feitas pelo Ibope, um instituto de renome nacional”, afirma o presidente do Democratas na Bahia, José Carlos Aleluia, em nota enviada à imprensa.

O dirigente democrata destacou ainda que o juiz Salomão Viana, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em recente decisão liminar que proibiu a realização da pesquisa do Instituto Vox Populi, deixou claro que a Justiça Eleitoral não permitirá qualquer tentativa do que chamou de "ilegalidade na consulta aos eleitores". “É uma falta de vergonha que insistam com novas manipulações neste questionário da pesquisa deste tal 'Bapesb' (Babesp), como no caso da questão estimulada com o apoio dos candidatos e uma outra, cuja pergunta só faz referência ao candidato do PT. Um absurdo”, condenou Aleluia.

Conforme reportagem, os questionários da Vox Populi e da Bapesb são similares em perguntas direcionadas ao eleitor já condenadas pela Justiça eleitoral.

Leia também:

Nilo evita polêmica, defende pesquisa e rebate Lúcio: Só serve Ibope?

Lúcio Vieira Lima sobre “DataNilo”: “manipula resultados”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp