Esporte

Homem tentou ir a pé à Copa do Mundo no Catar, mas acabou em prisão no Irã; entenda

reprodução/redes sociais
Acusado de espionagem, espanhol ficou preso no Irã por 15 meses  |   Bnews - Divulgação reprodução/redes sociais
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 26/04/2024, às 08h22


FacebookTwitterWhatsApp

Apaixonado por futebol, o espanhol Santiago Sánchez Cogedor, de 42 anos, havia planejado ir caminhando de Madri ao Catar para a Copa do Mundo de 2022. Mas ele acabou preso no Irã por 15 meses, acusado de espionagem. As informações são do Uol.

A prisão aconteceu após Santiago passar por 13 países e percorrer mais de 4 mil quilômetros até chegar no Irã, sua última parada antes do Catar. A prisão aconteceu durante a visita a um túmulo de uma jovem iraniana.

Santiago relatou que foi levado por um jovem conhecido até o túmulo da jovem, sem ter ideia do que poderia acontecer. Ele afirmou que um garoto em quem ele "confiava completamente" o levou até o local. No entanto, ao estar em frente ao túmulo da iraniana, ele foi preso pela polícia secreta, acusado de espionagem. O espanhol diz que os policiais estavam vestidos como se pertencessem à Polícia Civil.

De acordo com a reportagem, Santiago ganhou liberdade no dia 31 de dezembro do ano passado após campanhas de familiares e amigos, além de esforços diplomáticos do governo espanhol para trazê-lo de volta ao país de origem.

Meses após o retorno, Santiago se negou a dar detalhes sobre o que viveu na prisão. Ele diz que prefere ver o lado positivo da experiência e afirma que isso não mudou o anseio de seguir viajando pelo mundo.

“Acredito que o Irã me tirou a liberdade, mas me deu tempo em troca. Um tempo muito importante e valioso que usei para fazer uma viagem para o meu interior. Aprendi a viver com pouco e esse pouco compartilho com outros. Conheci realmente o povo iraniano e a mim mesmo. Aprendi a olhar cara a cara para a solidão e a caminhar de mãos dadas com o silêncio. No final, decidi ficar com o que é positivo. Isso me deu asas e não ficarei quieto, seguirei viajando”, afirmou ao Uol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp