Esporte

Depois de confirmar acordo, Cruzeiro se torna a primeira SAF revendida do Brasil

Fernando Moreno/AGIF
Ronaldo assinou acordo para vender a SAF do time mineiro  |   Bnews - Divulgação Fernando Moreno/AGIF

Publicado em 29/04/2024, às 21h25   Melissa Lima



A negociação da SAF do Cruzeiro entre Ronaldo e Pedro Lourenço foi fechada na tarde desta segunda-feira (29). Os detalhes finais foram acertados entre as partes em reunião na Toca da Raposa. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O movimento sacramentou a primeira revenda das ações de um clube-empresa na história do futebol brasileiro. O acordo foi informado por Fenômeno, pelo empresário e pelo CEO Gabriel Lima, em entrevista coletiva.

O primeiro a se pronunciar foi Gabriel Lima, que informou o acerto, mas afirmou que ainda alguns trâmites legais ainda precisam ser cumpridos, dentro e fora do clube. Ele evitou, porém, falar sobre valores.

"É uma alegria muito grande comunicar que chegamos a um acordo para uma aquisição de uma empresa ligada ao nome do Pedro da SAF do Cruzeiro. (...) Essa aquisição ainda está sujeita de condições precedentes. Tem que ser aprovada pelo CADE, pela associação, tem um rito formal para ser cumprido, mas as bases desse acordo estão desenhadas e vão ser cumpridas.

"Não se fala de valores. Os contratos são protegidos por clausulas de confidencialidade, vou pedir que respeitem essa questão", completou.

Em seguida, Ronaldo tomou a palavra citando o misto de sentimentos com a venda do Cruzeiro. Apesar disso, ele considera que cumpriu seu dever desde que assumiu o time, há quase dois anos e meio.

"Uma mistura de sentimentos bate em mim hoje, mas principalmente o sentimento de dever cumprido"

"Inevitável não lembrar dois anos e quatro meses atrás quando eu irresponsavelmente assumi esse grande desafio que foi comprar a SAF do Cruzeiro. De lá para cá enfrentamos muitos desafios, a grande maioria vencemos, erramos, tropeçamos no meio do caminho, mas hoje posso dizer que entrego o Cruzeiro para as mãos do Pedrinho com a sensação de tranquilidade e de dever cumprido, uma vez que a situação do Cruzeiro era muito precária".

No pronunciamento, o fenômeno ainda citou Pedro Lourenço, que é cruzeirense declarado, como a pessoa certa para assumir o projeto e dar sequência à reconstrução do clube.

"Pedrinho, meu objetivo está cumprido, e a minha ideia sempre foi essa. Reerguer o Cruzeiro, colocar no seu devido lugar e, no momento certo, passar para a pessoa certa. A pessoa certa é você. Não tem ninguém que ame mais esse clube do que você. Só você pode, talvez, dar a velocidade que o torcedor quer. Aqui fica o Ronaldo executivo, fora dessa gestão, mas sempre na torcida pelo Cruzeiro e por vocês, pessoas que aprendi a gostar muito. Estarei sempre na torcida para que possam fazer o Cruzeiro cada vez maior.

Pedro Lourenço também falou e explicou o motivo que o levou a adquirir as ações da SAF, citando o amor pelo clube. "É a paixão que tenho pelo Cruzeiro. Estamos comprando a SAF não só comercialmente, mas pelo amor que eu tenho pelo Cruzeiro".

"Óbvio que é um negócio, mas é pelo carinho e respeito que tenho pelo torcedor, que o torcedor aposta muito em nós. Por ser cruzeirense, venho ajudando o Cruzeiro há muitos anos, e pelo amor pelo Cruzeiro"

Além dos dois empresários, Alexandre Mattos também participou do encontro. Ele  esteve com Pedro Lourenço na manhã desta segunda, antes de oficializar a saída do América-MG para assumir como principal nome do novo departamento de futebol.

Gabriel Lima, que seguirá na função de CEO, também participou da reunião na Toca. Quem também estava presente foi Pedro Mesquita, responsável por prospectar interessados em adquirir a SAF do Cruzeiro, em 2021, e conduzir a venda ao Ronaldo.

O ex-atleta chegou em Belo Horizonte nesta segunda-feira, exatamente para confirmar as tratativas com Pedro Lourenço, que foram negociadas ao longo das últimas semanas. Ele foi o último a entrar na Toca para o encontro que durou mais de duas horas.

A negociação supera os R$ 500 milhões. Pedrinho, como é conhecido, adquiriu 90% das ações, e a associação permanece com 10%, como prevê o processo de transformação do futebol em Sociedade Anônima do Futebol.

Antes mesmo do movimento ser anunciado, Paulo Autuori e Paulo André se despediram dos jogadores e funcionários do Cruzeiro no vestiário do Mineiro, depois do 3 a 1 sobre o Vitória.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp