Saúde

Sambista dispensa cerveja e frituras, faz exercícios e deixa 73kg

Imagem Sambista dispensa cerveja e frituras, faz exercícios e deixa 73kg
Gabriel Cavalcante chegou a pesar 180kg e estava com as taxas elevadas e gordura no fígado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/12/2013, às 21h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O sambista Gabriel Cavalcante, o Gabriel da Muda, conta que levava uma vida desregrada, se alimentava mal, pouco descansava e não dispensava um copo de cerveja no bar. Com toda essa mistura de ingredientes, a pressão arterial e a glicose subiram além do ideal e o ponteiro da balança bateu nos 180kg. Mas foi preciso fazer uma ultrassonografia para surgir um diagnóstico mais preocupante: estava com esteatose hepática avançada (a doença do fígado gorduroso). O problema o motivou a mudar os hábitos rapidamente. Do fim de 2011 até este ano, o carioca fez uma dieta rigorosa, se exercitou e conseguiu deixar para trás 73kg.
Antes dessa busca por uma vida mais saudável, Gabriel lembra que comia muito. No cardápio, era uma feijoada às três da manhã, picanha com inúmeros acompanhamentos, uma média de cinco salgadinhos por dia e refrigerante em excesso. Além disso, não possuía o hábito de comer saladas, legumes e frutas. Foi preciso se adaptar a uma alimentação até então nova para ele.
- Cortei tudo o que eu nunca imaginei ficar sem: salgadinhos, cerveja, hambúrgueres e refrigerante. Incluí na minha vida hábitos alimentares que nunca tive, como comida oriental,  saladas variadas e não tomei qualquer tipo de remédio - contou o carioca da Muda,atualmente com 27 anos e 107kg distribuídos em 1,93m de altura.
Claro que não saio da dieta todos os dias. Mas, quando saio, é porque já me exercitei e no dia seguinte farei exercícios em dobro."
Gabriel Cavalcante
Com seis meses de alimentação regrada, Gabriel eliminou 30kg. Depois de ficar um pouco mais magro, ele começou a praticar atividade física e musculação quase diariamente. A partir daí, ganhou fôlego e manteve-se firme no projeto de vida saudável.
- Nadei todos os dias da semana, salvo quando a agenda de shows não permitia. Com isso, perdi mais 25kg. Depois, passei a andar de bicicleta e correr, algo que não conseguia fazer de jeito nenhum - lembrou o músico.
A vitória na luta contra a balança carrega algo mais importante do que apenas diminuir as medidas. É isso que Gabriel mais gosta de frisar:
- Aconselho que as pessoas foquem menos na estética e pensem mais na saúde. É óbvio que é bem legal quando vestimos uma roupa que não usávamos há séculos, mas é bem melhor ouvir do médico: "Você está ótimo!". Hoje, as taxas estão perfeitas e a pressão parece de criança.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp