Política

Saiba quem instalou câmeras para vigiar deputada federal; confira

Câmara dos Deputados / Divulgação
Deputada federal alugou flat em agosto do ano passado  |   Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados / Divulgação

Publicado em 26/04/2024, às 15h14   Luana Neiva


FacebookTwitterWhatsApp

O antigo proprietário do flat alugado, em Brasília, pela deputada Dayany Bittencourt (União Brasil-CE), admitiu ter instalado quatro câmeras escondidas e um microfone dentro de sensores de fumaça e disparadores de água na sala, no quarto e no banheiro do imóvel.

 Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

De acordo ainda com o antigo dono do flat, as câmeras foram utilizadas para gravar uma camareira que estaria “subtraindo alguns objetos”. O ex-dono do flat negou em depoimento, que tenha aprendido a acessar o sistema de vigilância corretamente para assistir os vídeos e disse que os equipamentos “não cumpriram sua finalidade”. 

A deputada afirmou na delegacia da Polícia Civil que alugou, por meio de uma imobiliária, o flat em Brasília em agosto do ano passado. No dia 28 de agosto, os assessores da parlamentar teriam notado algo estranho no sensor de incêndio da sala  quando verificaram o aparelho, descobriram que se tratava de uma câmera escondida.

Conforme perícia realizada por profissionais do Instituto de Criminalística da Polícia Civil extraiu 164.325 registros audiovisuais dos aparelhos, com tamanho total de 349 GB.

"Levo comigo a sensação de vulnerabilidade e exposição. Cada vez que olho ao redor, me sinto invadida e com medo do que pode ter sido capturado pelas câmeras do flat. A vergonha e o medo me acompanham constantemente e o pior é não saber até que ponto a minha vida e intimidade foram registradas. Compreendo que não estou sozinho nessa luta. Há inúmeras outras pessoas que compartilham desse mesmo sentimento de insegurança e vulnerabilidade. É por isso que a investigação e o esclarecimento de casos como este são de suma importância", disse a deputada. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp