Política

Regina Duarte volta a ser advertida pelo Instagram após fake news

Reprodução/ TV Globo
A atriz divulgou um vídeo de um político de extrema-direita de Portugal sobre as enchentes no RS  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ TV Globo
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 19/05/2024, às 08h11



A atriz Regina Duarte voltou a ser advertida pelo Instagram. Desta vez, a plataforma diz que a ex-global compartilhou um vídeo com notícias falsas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em seu perfil na rede social, Regina postou um vídeo em que acusa o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ter recusado doações enviadas por Portugal para o Rio Grande do Sul. A gravação é de autoria do político português de extrema-direita André Carlos Amaral Ventura e já foi desmentida por agência de checagem e pelo próprio governo.

"Será que ainda não caiu a ficha de que estamos vivendo uma guerra? E por que razões se recusa apoio real, material, de um país irmão na luta pela dignidade, pela sobrevivência durante uma batalha”, escreveu a atriz na legenda da postagem.

Apesar da publicação da ex-global, o governo federal tem aceitado ajuda de outros países, incluindo Portugal, citado na publicação.

Histórico de Fake News

Esta não é a primeira vez que Regina Duarte é notificada pelo Instagram por compartilhar uma noticia falsa na rede social, que já colocou um alerta para quem tenta seguir a atriz pelas reiteradas "informações falsas" replicadas por ela. O principal alvo dela é o presidente Lula.

Declaradamente antipetista e apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Regina Duarte foi advertida por publicar um conteúdo enganoso em que questionava a vitória de Lula nas eleições de 2022.

Em janeiro deste ano, a ex-global compartilhou uma notícia falsa sobre uma vacina contra a covid-19 para crianças, em que diz que o imunizante não é seguro. “Nossas crianças não têm segurança, por parte dos laboratórios farmacêuticos, para serem submetidas a esta vacina contra a Covid”, escreveu a atriz no Instagram.

Em outra publicação, ela postou um vídeo manipulado em que o cantor e compositor Nando Reis estaria sendo vaiado pelo público por um discurso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e, em "resposta", a multidão gritava "mito".

A atriz também compartilhou a mesma Fake News que mobilizou os participantes dos Atos Golpistas do dia 8 de janeiro do ano passado, em Brasília. O Instagram chegou a marcar o post como falso.

Regina também já fez posts em que questionava as dificuldades pelas quais passavam o povo yanomami durante o governo Bolsonaro. Além disso, a atriz já fez publicações em que ataca minorias sociais como transexuais e não binários ou a população negra. Esse tipo de publicação é proibido pelo Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp