BNews Nordeste

Governo decreta situação de emergência em sete municípios de Sergipe; saiba motivo

ASCOM / MARUIM
Alguns municípios de Sergipe foram atingidos pela seca e estiagem  |   Bnews - Divulgação ASCOM / MARUIM
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 18/05/2024, às 12h32



O Governo do Estado de Sergipe decretou situação de emergência em sete municípios, devido ao clima na região. De acordo com o Metrópoles, seis estão em estado crítico por conta da seca e estiagem, e um pelo alto nível de chuvas dos últimos dias. 

O Rio Cotinguiba transbordou após o volume pluviométrico ficar acima da média e por isso, vias públicas do centro da cidade ficaram alagadas. Dois povoados e um conjunto residencial foram afetados, deixando 48 pessoas desalojadas e outras 80 indiretamente sem suporte. 

A decisão do decreto foi esclarecida pelo superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz. Ele afirmou que o município apenas cumpriu os requisitos obrigatórios.

“Por atender alguns critérios da Portaria de nº 260 do Governo Federal, a exemplo de relatório fotográfico, de danos humanos e materiais, bem como o relatório de prejuízos públicos, a Defesa Civil Estadual encaminhou um parecer técnico ao Governo do Estado, que homologou o decreto de situação emergencial, de modo que mediante as ações realizadas pela Supdec e a prefeitura, 46 desalojados já retornaram para suas casas e dois estão recebendo aluguel social”, esclareceu.

Os municípios afetados pela seca e estiagem são Carira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Poço Verde e Tobias Barreto. Além destes, os territórios do agreste central e centro sul sergipano também seguem com o decreto, cuja duração é de 180 dias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp