Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Calígula, o brabo

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 18/04/2024, às 06h00 - Atualizado às 06h05   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Calígula, o brabo
Biotipo discreto, meio água com açúcar, nosso personagem de hoje é um famooooso empresário local que, acima de qualquer suspeita, vem sacudindo a roseira no Corredor da Vitória. Calígula tupiniquim é casado e mora no alto de uma imponente torre na Vitória. Sua digníssima, idem, sempre discreta e habitué da alta sociedade local, faz o tipo dondoca "botocadinha", já que entrou recentemente nos "entas". A coluna foi surpreendida pelas infos de uma doméstica e um porteiro que relataram algumas farras típicas do imperador romano, tio de Nero. Sempre lascivo e sem pudor, nosso Calígula vai de trans a seguranças de postos de combustíveis. Ele não mede esforços para saciar os seus desejos e os de sua bela companheira. Os fatos narrados são impublicáveis, mas alguns detalhes menos censurados iremos revelar ao longo das colunas. Sua lancha sempre chega ao píer pela madrugada e leva na calada da noite seus serviçais para o terminal no comércio, de onde o velho motorista da camionete leva a turma para suas casas depois de muita orgia e sadomasoquismo. Uma tara de nosso personagem são belos carros e obras de arte, disso não podemos falar. Ah, e sua esposa, adora uma ponte aérea com São Paulo. Será que tem mais rock and roll na terra da garoa?

Tarzan e Jane
O novo casal badalado na sociedade baiana vem sendo apelidado de Tarzan e Jane, reis da selva. Acostumados a se esconderem durante a semana em um paraíso tropical no litoral, os pombinhos confessaram a amigos que são adeptos do "pouco" traje em sua mansão. Vizinhos próximos deles afirmaram à NSP que já flagraram por diversas vezes a moça somente de "tanguinha" e o bonitão coroa com uma 'sungueta' estilo asa delta, tudo isso ao som de Cazuza e Tim Maia pelas tardes de sábado. O detalhe que a coluna teve acesso é que, ao invés da famosa macaquinha Chita das telas do cinema, a dupla cria um casal de Golden retriever que vive pulando a cerca dos vizinhos.

Potinho de ouro
Assim vem sendo chamada a Cidade de Dias D'Ávila por alguns empresários do estado. Com uma gestão tucana (PSDB), o município tem um polpudo orçamento mensal e é alvo de muita gente que atua no segmento de obras, transporte público, medicamentos e livros. Por lá, a turma afirma que nada segura a moçada que agita os processos. E que muitos políticos conhecidos abastecem seus caixas com contratos na prefeitura e depois não querem chorar pitangas no MP e no TCM... Parece que esse pote não tem fundo. E haja mansão em Praia do Forte.

Busca Vida em chamas
Uma turma bem conhecida na praça se juntou e pretende organizar uma "farra" no luxuoso condomínio de Busca Vida, no litoral. Alguns desmatamentos ali, supressões acolá, processinhos no TJ, eles vão tocando a vida nessa onda. Dessa vez estão com a galera que promete sacudir a região. O MP já foi alertado do ponto de vista ambiental e logo logo entra com a lupa na área. Alguns figurões que habitam o condomínio prometem pão e água para a turma e não vão dar trégua para seus projetos mirabolantes. A Sombra promete acompanhar tudo de perto e ir revelando as traquinagens alheias.

Vale-tudo
Conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador é realmente algo difícil; são muitos candidatos e apenas 43 vagas, mas parece que Kiki Bispo tem levado muito a sério esse lance de enfrentar os adversários e já começou com as aulas de boxe. Na "lona", ele está precisando melhorar, pois na luta com a apresentadora Liana Cardoso ele apanhou. Espera-se que nas urnas o desempenho seja melhor, senão é K.O.

Na cola do milionário
E por falar em Kiki, ele aproveitou todos os segundos de tela possível durante apoio ao, agora, vencedor do BBB 24. Depois de discursar na Câmara, se aproximar da família do brother e ainda promover encontros em Cajazeiras, com direito a telão para assistir ao reality nos dias em que o baiano estava na berlinda, o edil conseguiu aparecer na transmissão ao vivo da final do programa, para todo o Brasil. Com o fim do BBB, como será que ele vai continuar ‘fazendo VT?”. A ver.

Ba x Vi Federal
A disputa entre os deputados federais baianos Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD) pela presidência da Câmara dos Deputados tem gerado comparações com a histórica rivalidade entre Bahia e Vitória nos gramados. A exemplo do tricolor baiano, Elmar vem com mais investimentos - leia-se: apoios - mas Brito vem correndo por fora e trabalhando em silêncio para desbancar o favoritismo do conterrâneo. A exemplo do Vitória, que se sagrou campeão baiano em cima do milionário Bahia, será que Brito conseguirá repetir a história de que o tostão pode vencer o milhão? Ainda há muita água para passar debaixo da ponte até janeiro de 2025.

PL com Zé
O PL tem um cobiçado fundo eleitoral e tempo de rádio e TV e utilizou esse poderio para negociar e levar até o final a negociação por apoios nas maiores cidades baianas, desejadas tanto pelo grupo liderado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) quanto pelo grupo que comanda o Palácio de Ondina. Em Feira de Santana, o PL ainda não disse publicamente, mas apoiará José Ronaldo, ex-prefeito que tentará novo mandato. O partido bolsonarista tinha lá a pré-candidatura do Capitão Alden, mas o parlamentar pelo visto não tem muito entusiasmo pela Princesa do Sertão, tanto que quase nada fala sobre o município em suas redes sociais. Mas o que fica parecendo é que o PL lança essas pré-candidaturas para conseguir acordos eleitorais - e em futuras gestões - mais vantajosos. A questão é saber se as apostas vingarão.

Chiquinho Galinha?
O Brasil ficou chocado quando um deputado estadual foi preso por suspeita de participação em grupos de milicianos, corrupção e até de assassinatos. Estamos falando do Rio de Janeiro, mas poderia facilmente ser na Bahia. Na Assembleia Legislativa da Bahia, está o verdadeiro clima de "olho viu, boca pio". Deputados amedrontados, evitando declarações e até mesmo suplicando aos jornalistas para não tocarem no assunto. O assunto Binho Galinha ainda é sinônimo de medo. Mas até quando?

A disposição da mesa
Em uma confraternização, a gente sempre senta ao lado de quem tem mais afinidade, assuntos e interesses em comum. E a visita de Arthur Lira a Salvador deixou claro quem é quem no jogo do tabuleiro. Duas mesas foram reservadas para os políticos. De um lado, os quadros estaduais, os neófitos e aqueles que entraram para a política, mas não apresentam ou não querem envolvimento com a cúpula nacional. Já do outro, além de Lira, estavam os líderes dos partidos no Congresso, cúpula do Governo do Estado e o prefeito de Salvador, que vira e mexe estão em Brasília participando das articulações políticas. É só olhar a disposição para saber quem é quem.

Cercadinho petista
Quem foi cobrir o lançamento da pré-candidatura de Zé Neto passou por momentos de sufoco desde a saída para a  Feira de Santana, assim como o retorno. A imprensa da capital baiana ficou totalmente desassistida faltando água e até mesmo banheiro. O que mais surpreende é o investimento enorme para a divulgação do político, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), assim como do senador Jaques Wagner (PT). Contudo, resolveram confinar todo mundo em um cercadinho em pleno domingo.

Agora vai? 
Com o slogan ‘Agora é outra história’, o pré-candidato Zé Neto vai tentar pela sexta vez ser finalmente prefeito de Feira de Santana. Quem acompanha a trajetória do político sabe que ele não desiste do cargo, mesmo perdendo para a oposição. Agora que Colbert não pode mais se reeleger e enfrentando Zé Ronaldo, que é ex-prefeito da cidade, será que ele vai conseguir administrar a princesinha do sertão?

Fofocalizando na CMS
Tem vereador que está apostando nos procedimentos estéticos. Depois de um tapa na telha, o botox é o queridinho da vez.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp