BNews Turismo

Dia Nacional do Turismo: veja quais foram os principais destinos do Brasil em 2022

Divulgação / Pixabay
Quatro dos cinco principais destinos do Brasil em 2022 são litorâneos  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 08/05/2023, às 06h30   Téo Mazzoni



O turismo é um dos principais setores da economia brasileira, por conta da extensa gama de segmentos que o setor oferece.

A celebração do Dia Nacional do Turismo ocorre nesta segunda-feira (8) e, pensando nisso, a reportagem do BNews procurou o Hurb, agência de viagens online, que preparou uma lista com os cinco principais destinos turísticos do país em 2022. 

Mesmo com a variedade de modalidades do setor de turismo brasileiro, o levantamento realizado pela empresa apontou que os destinos litorâneos são os favoritos dos viajantes. 

Confira a lista completa: 

1º- Balneário Camboriú 
Além de suas praias e recantos naturais, cercados pela Mata Atlântica, a cidade possui atrativos turísticos modernos e inovadores. O Parque Unipraias, o Cristo Luz e a vida noturna acabam sendo seus principais destaques. 

.

Balneário Camboriú conta com a existência de diversos atrativos naturais e culturais. A infraestrutura e os serviços de que a cidade dispõe enriquecem os passeios, dando condições para bem receber os turistas.

2º-  Gramado 

As belas paisagens e arquitetura de Gramado, assim como as suas fábricas de chocolate, lojas de artesanato e o clima europeu são os principais atrativos para os turistas. A cidade também é conhecida pelos passaeios em família e atrações para casais que desejam visitar um destino romântico, com alta gastronomia e opções diversas de hospedagens.

.

O clima, em comparação ao resto dos destinos acaba sendo um diferencial. A cidade é mais fria, devido a sua localização na serra gaúcha, no Rio Grande do Sul, a uma altitude de aproximadamente 830 metros, mais especificamente na Região das Hortênsias, a cerca de 130 km de Porto Alegre. 

3º- Maceió

A capital de Alagoas é conhecida pela sua população simpática, além de contar com eventos culturais de qualidade, belas praias desertas e uma gama de piscinas naturais e muitas lagoas, mar cristalino em tom de azul turquesa, noites animadas e restaurantes de qualidade internacional, pousadas de charme e hotéis modernos, cidades históricas que nos faz lembrar de Ouro Preto, em Minas Gerais. Há ainda os canyons para os mais aventureiros. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Além disso, houve uma revitalização em diversos pontos turísticos da cidade, com elementos que atraem pessoas de diferentes origens. Esses ‘pontos instagramáveis’ são um sucesso e tem auxiliado na retomada do turismo em Maceió no pós pandemia.

.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patrícia Mourão, hoje, o turismo representa grande parte de todos os empregos do Estado de Alagoas e responde por 8,1% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, se mostrando uma atividade que cresce ano após ano.

4º Rio de Janeiro 

O Rio é conhecido como Cidade Maravilhosa devido às suas belezas Naturais: O apelido carinhoso foi utilizado pela escritora francesa Jane Catulle Mendès em seu livro de poemas La Ville Merveilleuse (A Cidade Maravilhosa) publicado em Paris, no ano de 1913, como uma homenagem às belezas naturais do Rio de Janeiro. Em 1935, o termo foi usado na criação da marchinha 'Cidade Maravilhosa', de André Filho, que se tornou hino oficial do Rio de Janeiro anos mais tarde, na década de 1960.

.

Em uma pesquisa do Ministério do Turismo durante as olimpíadas de 2016 feita com turistas brasileiros e estrangeiros, verificou-se que 98,6% dos entrevistados aprovaram a recepção dos cariocas.


5º - Salvador 

Salvador atrai pela história e tradição. A primeira capital do país, é rica em cultura e beleza natural. A cidade soteropolitana é lembrada em todos os lugares do mundo por seus diversos pontos turísticos. Os edifícios antigos, as praias paradisíacas e a arquitetura de suas igrejas despertam a curiosidade e o interesse, não somente de baianos e turistas, como também de artistas internacionais. 

.

O Centro Histórico de Salvador, é o maior conjunto arquitetônico colonial do Brasil, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Lá, é possível econtrar, além de históricas igrejas e sobrados coloniais, teatros, museus, centros culturais, lojas, restaurantes, bares e uma infinidade de outras atrações. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp