BNews Turismo

CVC Corp divulga resultados do primeiro trimestre de 2022

Divulgação
Destaque para crescimento de 118% em reservas consumidas no primeiro trimestre de 2022 se comparado ao mesmo período de 2021  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/05/2022, às 15h41   Redação BNews



A CVC Corp divulgou os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2022 com forte crescimento nas Reservas Consumidas, que registou um aumento de cerca de 118% face ao mesmo período de 2021, atingindo o valor de R$ 651,2 milhões, o que contribui para o crescimento da receita em todas as unidades de negócios e países. 

O crescimento no 1º trimestre de 2022 é notável para destinos domésticos e internacionais, inclusive na Argentina, e com forte aceleração nos meses de março e abril quando comparados ao primeiro bimestre do ano. O número de passageiros embarcados avançou 15,2% nos últimos 12 meses, totalizando 1,9 milhão no período.A Companhia segue trabalhando para acelerar o agendamento de embarques, assim utilizando o saldo de créditos de viagens em aberto, que ao final do trimestre totalizaram R$ 651,2 milhões, redução de 14,4% frente ao fechamento do trimestre anterior.

A Administração acredita que o declínio de infectados e redução no número de óbitos em função da Covid-19, somado com a abertura de fronteiras de países com maior potencial turístico continue impulsionando a utilização de saldo de créditos para remarcação de viagens.

Em Reservas Confirmadas, a CVC Corp registrou um aumento de 110,5% se comparado ao primeiro trimestre de 2021, decorrente da recuperação das vendas ao longo dos últimos meses, beneficiada pela diminuição dos efeitos da Covid-19 e crescimento da malha aérea. Quando comparadas ao quarto trimestre de 2021, as Reservas do primeiro trimestre retraíram 7,8%, principalmente pelo efeito, nos meses de janeiro e fevereiro, da variante Ômicron e suspensão temporária da temporada de cruzeiros.

Ainda em Reservas Confirmadas para destinos domésticos no Brasil as vendas representaram crescimento no primeiro trimestre do ano, 63% das Reservas Confirmadas realizadas no comparativo com com a mesma época de 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19. Desde o início de 2022, com o dissipar dos efeitos da Ômicron, houve aceleração sequencial das vendas, com o bimestre março-abril/22, representando 77% das vendas em igual período de 2019 (a despeito de calendário desfavorável em abril/22 devido a maior quantidade de finais de semana e feriados nacionais).

Destaca-se o desempenho do B2B, com aumento de 139,1% nas Reservas Confirmadas em relação ao primeiro trimestre de 2021, pelo crescimento de vendas de produtos aéreos, aquecimento das vendas corporativas e para grandes grupos, bem como pelo aumento de ticket médio, decorrente da inflação de preço dos bilhetes e maior estada média. Além dos fatores já citados nas Reservas Confirmadas, há também influência do maior ticket médio (+63,4% em relação ao 1T21) na operação brasileira (+3,8% ante 4T21).

É importante ressaltar que o setor de Turismo registrou crescimento de 29% no primeiro bimestre de 2022 ante o mesmo período de 2021, de acordo com dados divulgados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Segundo o indicador, a alta foi puxada pelos segmentos de transporte aéreo de passageiros, hotéis, locação de automóveis, restaurantes e transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê.

Ainda levando em conta a apuração bimestral, o índice de atividades turísticas da PMS também mostrou crescimento de 28,7% em fevereiro de 2022, quando comparado com o mesmo mês de 2021, o que representa a 11ª taxa positiva seguida. No entanto, apesar do crescimento acumulado, o setor ainda está 10,9% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19.

Leia também: 

Gol e Avianca assinam acordo para criar grupo líder de transporte aéreo na América Latina
Futuro Aquário no Forte São Marcelo contará com passarela na Baía de Todos-os-Santos
Azul viagens lança novo pacote com experiência especial no Walt Disney World

O número de Passageiros Embarcados avançou 15,2% nos últimos 12 meses, totalizando 1,9 milhão no primeiro trimestre de 2022. A CVC Corp segue trabalhando para acelerar o agendamento de embarques, assim utilizando o saldo de créditos de viagens em aberto, que ao final do trimestre totalizaram R$ 651,2 milhões. A Administração acredita que o declínio de infectados e redução no número de óbitos em função da Covid-19, somado com a abertura de fronteiras de países com maior potencial turístico continuam impulsionando a utilização de saldo de créditos para remarcação de viagens.

Na Argentina, os indicadores seguem ainda relevantes e com solidez, com o aumento das Reservas Confirmadas, demonstrando o fortalecimento do turismo no país e os resultados da flexibilização das medidas de restrições de viagens, a despeito da ausência do benefício Pre Viaje para vendas realizadas neste período e a imposição de restrições ao financiamento de passagens aéreas para o exterior, imposta no final de novembro de 2021 pelo Banco Central da República Argentina.

"As entregas de 2021 foram grandes impulsionadoras para darmos continuidade aos resultados visíveis no balanço do 1T22. Com esse reaquecimento da economia e apresentação do nosso novo posicionamento voltado à tecnologia e digitalização, estamos focados em alcançar valores cada vez mais positivos ao negócio e crescer exponencialmente dentro do mercado. O aperfeiçoamento das soluções tecnológicas focadas na jornada do turista e o foco cada vez maior em uma experiência sem atrito e com plataformas totalmente navegáveis e altamente amigáveis ao viajante em qualquer ponto da viagem em que ele se encontre mostra nosso objetivo em nos superarmos ao oferecermos experiências altamente tecnológicas e assertivas ao cliente".

"Além disso, no ano em que a marca CVC comemora 50 anos, teremos diversas ações voltadas nesse sentido, além do aumento de ofertas de voos exclusivos, com cerca de 250 mil assentos nos próximos 12 meses -- só para Porto Seguro (BA) são mais de 290 voos exclusivos. Com a reestilização da marca CVC, além de melhorias no CRM e Precificação Dinâmica, mais as novas parcerias como o aluguel de carros com pontos Iupp e acúmulo de pontos na locação do veículo, estamos otimistas com a prevalência de resultados promissores para os próximos meses e ao longo de 2022", explica o CEO da CVC Corp, Leonel Andrade.

De acordo com o balanço da companhia, a CVC Corp encerrou o ano com dívida líquida de R$ 322,9 milhões, menor patamar dos últimos dois anos, consequência do aumento de capital próprio com entrada de caixa de R$ 806,6 milhões em 2021, para amortização de dívida e reforço de capital de giro. No primeiro trimestre de 2022 o EBITDA Ajustado, o qual acresce as despesas com boletos e excetua os itens não recorrentes, foi positivo e cresceu 40,4% vs 4T21. Foi o primeiro EBITDA positivo Pro Forma, desde o quarto trimestre de 2019.

A receita líquida da CVC Corp avançou 76,5% no primeiro trimestre em relação a 2021, pela reabertura de mercados, ainda que os primeiros meses de 2022 tenham sido marcados pela Ômicron e seus efeitos no setor. Na comparação com o quarto trimestre de 2021, a Receita recuou 6,8%, influenciada pelo menor volume de embarques, devido à sazonalidade usual do período de alta temporada.

Leia mais:

Setor de Turismo cresce 29% no primeiro trimestre de 2022
Transporte de cadeira de rodas em aeronaves pode se tornar gratuito
Novo presidente da Comissão de Turismo é eleito; confira

O Take Rate alcançou 9,7% no primeiro trimestre de 2022, 0,6 p.p. superior ao reportado no quarto trimestre de 2021, devido principalmente a melhor margem nas operações do B2C no Brasil, que totalizou 15,0%, e advém do maior share de viagens nacionais, maior participação de venda de produtos não-aéreo e aumento da oferta de voos/produtos exclusivos. Houve também ganho de margem na operação argentina, por maior estada média nas reservas comercializadas pela Ola e maior participação de produtos terrestres no mix de venda.

A retomada das viagens internacionais ao longo de 2022, estimulada pelo aumento de oferta de assentos das companhias aéreas, somado a outros fatores tais como as limitações para financiamento de viagens na Argentina (essa com efeito positivo na despesa), expansão da oferta de voos/produtos exclusivos e velocidade de crescimento das nossas unidades de negócio, podem produzir mudanças no mix de venda ao longo dos próximos trimestres. Se comparado ao primeiro trimestre de 2021, o Take Rate recuou 2,3 p.p. influenciado por margens mais elevadas, naquele trimestre, decorrentes de variações no mix de venda em função da 2ª onda da Covid-19.

Em continuidade ao plano de Investimentos aprovado no início de 2021 e que teve andamento ao longo do ano passado, a CVC Corp permanece focada em diversas ações como: contínuo aprimoramento dos sistemas relacionados ao atendimento do B2C (lojas e online) e aperfeiçoamento da gestão de informações por meio de datalake e do CRM. Além disso, novas iniciativas relacionadas ao desenvolvimento e implementação do programa de fidelidade; a integração de sistemas operacionais e back-office no B2B e contínuos aprimoramentos em segurança da informação complementam o propósito da CVC Corp em ser a primeira Turistech brasileira.

De acordo com Leonel Andrade, a CVC Corp tem quase 30 milhões de clientes e os investimentos da empresa seguem usando o melhor e mais inovador em tecnologia, dados, softwares de predição e influência para atender ao cliente em toda a sua jornada de consumo, independentemente dos canais por ele acessados, de modo a garantir maior e melhor conversão de vendas e a excelência na experiência para o cliente. "Com o uso de recursos de inteligência artificial e um repositório único de informações, a CVC Corp segue aprimorando a captação e segmentação de dados dos nossos clientes, para se especializar em recomendações únicas e personalizadas que atendam e motivem nosso viajante", pontua Andrade.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp