BNews Turismo

Anac recebe primeiro pedido de certificação de balão desenvolvido no Brasil

Webysther Nunes / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Bnews - Divulgação Webysther Nunes / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Publicado em 02/04/2022, às 17h24   Redação



Pela primeira vez, um balão brasileiro será submetido ao processo de certificação de tipo. O pedido foi recebido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na quinta-feira (31). A empresa requerente é a Rubic Balões, que há anos desenvolve constrói balões experimentais para voo livre, competições, balões de formato especial para exibições, entre outros.

Por meio da certificação serão assegurados padrões de desempenho e segurança ao projeto. Assim, serão abertas novas possibilidades de uso para os balões, como a realização de voos panorâmicos e treinamentos em Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC). Além disso, há a possibilidade de acessar mercados internacionais, que exigem nível de segurança adequado.

Leia também

Com a MP do Voo Simples, a Medida Provisória nº 1.089, de 29 de dezembro de 2021, e a Resolução nº 653, de 20 de dezembro de 2021, a Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC) para a certificação de balões caiu de aproximadamente R$ 900 mil para R$ 20 mil, viabilizando o desenvolvimento e a certificação de balões nacionais.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp