Saúde

Médicos concursados protestam por nomeações

Imagem Médicos concursados protestam por nomeações
Concurso foi feito em setembro de 2011 e até agora apenas 1/4 dos 3500 aprovados assumiram cargo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/03/2013, às 10h24   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)




Cerca de 30 médicos que fizeram um concurso público municipal para a Secretaria de Saúde em setembro de 2011 fizeram um protesto na tarde desta quinta-feira (7) em frente à Prefeitura de Salvador exigindo a nomeação imediata de todos eles. A liderança do movimento indica que, dentre os 3500 aprovados, apenas um quarto está trabalhando, enquanto outros aptos a assumir as funções esperam indefinidamente o cumprimento de promessas.
O médico Mateus Dias afirma que todos já receberam treinamento para exercer a função de médicos em postos de saúde e que o concurso foi homologado em janeiro de 2012, mas até hoje as nomeações completas não ocorreram. Já houve duas reuniões com a gestão atual e, até o momento, há apenas promessas de nomeação, mas jamais cumpridas.
“João Henrique estabeleceu um cronograma de nomeações no final da gestão, mas quando ACM Neto assumiu, tudo foi suspenso. Já fizemos duas reuniões com a prefeitura e nada. Até mesmo o Ministério Público assume um cronograma e sempre a data vai sendo adiada”, explica Dias. Ele afirma também que a prefeitura atual não pode alegar indisponibilidade orçamentária para efetuar contratações, uma vez que o concurso sequer teria sido convocado se não houvesse verba para pagar os médicos.
O médico critica a não-nomeação dos concursados e alega que há uma série de profissionais trabalhando por regimes de contratação provisórios e que tomam o lugar dos servidores públicos de fato. De acordo com ele, manter os médicos fora de seu exercício profissional prejudica a população, que sofre em postos lotados e em outros que sequer funcionam por falta de estrutura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp