Saúde

Crianças devem ser vacinadas até sexta

Imagem Crianças devem ser vacinadas até sexta
Em Salvador, estima-se vacinar mais de 173 mil crianças menores de cinco anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/07/2011, às 15h20   Patrícia Costa



Crianças menores de cinco anos que ainda não se vacinaram contra a poliomielite têm até esta sexta-feira (11), para procurar uma das unidades de saúde do município para receber a dose de imunização. A vacina é a única forma de prevenção da doença.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na Bahia já foram vacinadas mais de 984 mil crianças, ou seja, 91,06% da meta do estado que é vacinar um milhão, 77 mil e 715 crianças. Em Salvador, já foram vacinadas mais de 136 mil.

A ação, que iniciada em 13 de junho, faz parte do Programa Estadual de Imunização, da Sesab. De acordo com o órgão, o Brasil não tem registro de paralisia infantil, como a poliomielite é conhecida, desde 1988. O objetivo da campanha nacional é estabelecer a proteção coletiva contra a doença.
A Sesab informa ainda que as unidades de saúde também estarão imunizando as crianças de 1 ano a menores de 7 anos ( seis anos, 11 meses e 29 dias) contra o sarampo, independente da situação vacinal anterior.


Saiba mais

Poliomielite ou paralisia infantil - é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.
A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores, deixando centenas de deficientes físicos a cada ano. A Vacina Oral contra Poliomielite (VOP) é considerada pelaOMS como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença, recomendando-a para as nações com índices de coberturas vacinais abaixo dos considerados satisfatórios.

Foto: Divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp