Saúde

Combate contra dengue garante reforço militar

Imagem Combate contra dengue garante reforço militar
Período de chuvas exigem maiores cuidados contra mosquito  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/04/2011, às 09h35   Redação Bocão News



Água suja acumulada em lixos, vasos de plantas, reservatórios de água, entre outros, são criatórios perfeitos para o mosquito da dengue. Com a chegada do período das chuvas ,  aumentam-se alarmantemente as notícias de pessoas que sofrem com a doença causada pela picada do Aedes aegypti.

Em Salvador, militares das Forças Armadas serão capacitados com o objetivo de repassar informações sobre o controle do mosquito transmissor da doença, para que possam desenvolver atividades de controle mecânico, educação e mobilização social. Também vão ser informados sobre os sinais e sintomas da dengue, assim como características e comportamento do Aedes aegypti. A ação começa a partir de segunda-feira (4).

O primeiro treinamento, coordenado por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, será feito com 80 homens do Exercito, na 4ª CIA de Guarda, na Avenida Luis Viana Filho (Paralela), das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Já nos dias 11 e 12 de abril serão capacitados 115 homens da Marinha, e no dia 14, mais 45 homens da Aeronáutica.

O primeiro grupo já atuará no Grande Faxinaço Contra a Dengue que será realizado na terça-feira (05), no bairro de Tancredo Neves. A ação faz parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e o Controle da Doença desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) com apoio técnico-operacional da Fundação Luis Eduardo Magalhães.

Desde junho de 2010, a Secretaria Municipal da Saúde integra o projeto, através do Centro de Controle de Zoonoses, priorizando as ações nos dez bairros da capital baiana que possuem os maiores índices de infestação predial: Tancredo Neves, Alto do Cabrito, Liberdade, Curuzu, Mata Escura, Sussuarana, Canabrava, Itacaranha, Fazenda Coutos e Periperi.

 Também será realizado, na segunda-feira (4), mutirão contra a dengue no bairro de Sussuarana Velha.  Os agentes de combate às endemias percorrerão as Ruas José Silvestre e Santíssima Trindade. Já no dia 05, em paralelo ao Grande Faxinaço de Tancredo Neves, acontecerá também o mutirão contra a dengue no bairro de Periperi. Este será o 13º mutirão de limpeza realizado apenas este ano pela Prefeitura de Salvador com o objetivo de reduzir o índice de infestação predial da cidade, que está em 3%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp