Salvador

Coelba removeu mais de 110 mil 'gatos' na Bahia em 2023

Divulgação
Neoenergia Coelba removeu 112 mil ligações clandestinas na Bahia em 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/02/2024, às 22h31   Cadastrado por Marco Dias



No ano de 2023, a Neoenergia Coelba identificou e desativou 112 mil ligações clandestinas, conhecidas como "gatos", na Bahia, com uma média de 311 ocorrências por dia. Esse resultado permitiu à distribuidora recuperar mais de 400 milhões de quilowatt/hora de energia, o equivalente ao abastecimento do município de Feira de Santana por nove meses, conforme informado pela empresa.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O volume de energia recuperada em 2023 foi o maior da história, representando um aumento de 4% em relação aos dados de 2022. O resultado é atribuído aos investimentos da Coelba em tecnologias de combate às ligações clandestinas. Ao longo do ano passado, foram realizadas 220 mil inspeções em todos os municípios baianos.

Em 2023, mais de sete mil unidades comerciais e 312 indústrias foram flagradas pela Coelba furtando energia. A concessionária ressalta que o furto de energia é considerado crime conforme o Código Penal Brasileiro e pode resultar em pena de até oito anos de reclusão.

Além do aspecto legal, as ligações clandestinas representam riscos à população, pois são realizadas por profissionais sem autorização e treinamento adequado, podendo prejudicar o fornecimento de energia e causar problemas na rede elétrica.

Por isso, a Coelba enfatiza a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia, que podem ser feitas anonimamente através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp