BNews Turismo

Segmentos de hotelaria, bares e restaurantes cobram inclusão no horário de verão

reprodução
Federação enviou ofício ao Ministério de Minas e Energia, governo do Estado e candidatos ao governo e senado  |   Bnews - Divulgação reprodução

Publicado em 03/09/2014, às 06h28   Gabriel Soares (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A ausência da Bahia no grupo de estados submetidos ao Horário de Verão contraria o que os empresários dos segmentos de hotelaria, bares e restaurantes da Bahia, representados pelo presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa, buscam para o estado por ser mais rentável para todos, segundo o presidente da Federação. Desde 2003 fora da alteração de horário, com exceção de 2012, a Bahia está na contramão do Brasil e do mundo, afirma Pessoa, identificando que a exclusão do estado e do nordeste gera atrasos econômicos e prejuízos locais.

Como acontece todo ano, porem sem sucesso, a FeBHA enviou um ofício ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e endereçou também ao governador Jaques Wagner, bem como aos secretários de turismo do Estado e da capital. No ofício, a FeBHA cobra a inclusão da Bahia no Horário de Verão 2014/15, por entender que “a discrepância entre os horários dos estados tem provocado sérios problemas de comunicação, alteração de grade e voos, funcionamento da rede bancária, entre outras inconveniências”, como descrito no ofício.

O presidente da FeBHA acredita que este ano o ofício pode ter maior peso, por 2014 ser ano eleitoral. Pessoa afirma que enviou o mesmo ofício aos candidatos ao governo da Bahia e ao senado, o que pode dar mais visibilidade a questão, mas diz que não espera um posicionamento dos políticos, por enquanto. “Eu penso que os candidatos esperarão o segundo turno para falar sobre, até então eles devem estar analisando as situações e no segundo turno apresentarão alguma posição mais clara”, explica Pessoa.


Diferente de outros anos, o documento não trata somente da inclusão da Bahia na mudança de horário, mas também traz a indicação de aumento da duração deste período, de três meses para seis meses. A FeBHA argumenta que esta quantidade de meses já é comum na Europa e América do Norte, impulsionando o turismo como uma das principais fontes de emprego e renda.  Argumenta-se também, que a inclusão do nordeste no Horário de Verão faz com que o dia ganhe uma hora a mais de luminosidade natural, economizando energia em tempos de crise energética, rebatendo diretamente na economia.

A FeBHA, que representa os sindicatos do setor nos municípios de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Itaparica e Mata de São João, representa uma força de 3.500 meios de hospedagem, 30.000 bares e restaurantes, gerando 1 milhão de postos diretos de trabalho em todo o Estado da Bahia.


Publicada no dia 2 de setembro de 2014, às 17h18

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp