Serviços

Defesa Civil intensifica trabalhos durante período de chuva em Lauro de Freitas

Imagem Defesa Civil intensifica trabalhos durante período de chuva em Lauro de Freitas
Trabalhos preventivos contribuem para redução de riscos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/07/2014, às 17h15   Redação BocãoNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está intensificando os trabalhos preventivos aos danos e riscos causados pelas chuvas, realizados pelo Departamento de Defesa Civil, em parceria com outras secretarias, a exemplo da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), que realiza a limpeza de córregos e rios.

A Defesa Civil de Lauro de Freitas monitora as chuvas através de cinco pluviômetros espalhados em pontos estratégicos do município: no Colégio 2 de Julho e Escola Vovó Ciça, em Itinga; Escola de Cadetes em Portão, Escola de Tempo Integral Gregório Pinto de Almeida, na Vila Praiana e Escola Municipal Amaury Siqueira Montalvão, em Areia Branca. 


Os pluviômetros são controlados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), que permite a Defesa Civil o acesso em tempo real de todas as informações enviadas pelos aparelhos ao órgão nacional. Técnicos da Defesa Civil de Lauro de Freitas avaliam até o momento, este período de chuva de 2014, como tranquilo, em comparação aos últimos quatro anos. Avaliação aponta como principal motivo da tranquilidade durante as chuvas, os trabalhos preventivos realizados entre a Seinfra com a Defesa Civil e outras secretarias que interagem com o departamento.

Entre os trabalhos preventivos realizados ao longo da gestão que estão surtindo efeitos nos períodos chuvosos, a limpeza de rios, córregos, obras de drenagens de vias públicas, além dos trabalhos de conscientização desenvolvidos pelas equipes da Defesa Civil.


Para o próximo fim de semana, a Defesa Civil informa, que de acordo a previsão do tempo, Lauro de Freitas terá temperaturas variando entre 20º e 27º. Entre sexta-feira (25) e domingo (27), o tempo será de sol entre nuvens, com prevalência de ventos fortes. Apesar da previsão não indicar nenhum risco climático, equipes da Defesa Civil estão de prontidão durante 24 horas atendendo pelo número de telefone 199, salientando que para melhor atender a população é necessário a cooperação de todos, evitando trotes telefônicos.

A Defesa Civil de Lauro de Freitas além de situações causadas pelas chuvas, atende outras situações de risco de desabamento de imóveis, fiscaliza licenças relativas a prédios comerciais para prevenção de incêndio, a exemplo de postos de gasolina, que é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros; além de avaliação de moradia em local de risco para inserção no programa Minha Casa Minha Vida.




Foto: ilustrativa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp