Saúde

Mais uma morte por falta de regulação na Saúde

Reprodução / Agecom
Após aguardar atendimento por mais de 30 dias, idosa falece na UPA de Valéria  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Agecom

Publicado em 19/09/2014, às 11h59   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Despontando como um dos maiores problemas do setor da Saúde na Bahia, o ineficiente Sistema de Regulação fez mais uma vítima em Salvador. Após aguardar mais de 30 dias por uma ordem que a transferisse da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria, onde deu entrada com broncopneumonia, a idosa Altaniza de Lemos, 87 anos, veio a óbito na quinta-feira (18).

Segundo informações dos familiares, dona Altaniza teve dois infartos e dois AVCs (Acidente Vascular Cerebral), o que impulsionou os parentes a buscar medida judicial para que ela fosse levada com urgência a uma unidade hospitalar com maiores recursos de atendimento. No entanto, nem mesmo a posse de uma liminar solucionou o problema. O corpo de Altaniza de Lemos foi sepultado na manhã desta sexta-feira (19).

Caso recorrente em Salvador, e motivo de 'empurra empurra' entre Município e Estado, a regulação traz constantes entraves na transferência de pacientes entre as unidades de saúde. No final de agosto, familiares do motorista José Carlos Dias, 40 anos, denunciaram a agonia que o até então paciente passava ao aguardar atendimento no Hospital Eládio Laserre, em Cajazeiras.  José Carlos faleceu após esperar 10 dias em um leito improvisado.  Na época, a família do motorista prometeu processar o Estado por omissão.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp