Política

PSDB diz que PT poderá ser extinto se tiver recebido dinheiro do exterior

Imagem PSDB diz que PT poderá ser extinto se tiver recebido dinheiro do exterior
Advogados do PSDB se baseiam em denúncias da Veja  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/10/2014, às 06h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O corpo jurídico do PSDB afirmou nesta sexta-feira (24) que o Partido dos Trabalhadores poderá ser extinto caso seja comprovada a obtenção de recursos de procedência estrangeira. Em nota enviada à imprensa, a sigla cita trecho da reportagem da revista Veja que chegou às bancas nesta sexta-feira (24).

“É necessário apurar se a repatriação de recursos financeiros do exterior se concretizou, ainda que por meio de outro operador, pois, caso se confirme o ingresso de R$ 20 milhões de recursos ilegais em benefício da campanha de Dilma Rousseff, restará caracterizado o abuso de poder econômico nestas eleições. Além disso, a obtenção de recursos de procedência estrangeira por partido político poderá levar à extinção do Partido dos Trabalhadores”, defendeu, em nota enviada à imprensa.

A revista Veja divulgou reportagem em que cita trechos do depoimento prestado pelo doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato e de sua delação premiada, acordada entre a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF).

Dentre as informações citadas pelo doleiro, há graves cusações de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a atual presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) tinham pleno conhecimento das irregularidades ocorridas na Petrobras, dentre as quais o desvio de recursos da empresa, o pagamento de propinas que, segundo o delator, era feita a mando do PT para parlamentares de sua base aliada e o superfaturamento de obras para viabilizar tais desvios.

Além disso, são mencionadas operações milionárias ilegais feitas a pedido do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, o que revela a relação direta das operações criminosas investigadas com as ações do partido em benefício de seus maiores expoentes, Lula e Dilma. 

Conforme narrado pelo doleiro e de acordo com a reportagem da revista de maior circulação no país, um dos fatos mais graves diz respeito ao contato de um dos coordenadores da campanha à reeleição de Dilma com Youssef, requerendo a repatriação de R$ 20 milhões que se encontravam em uma das contas do PT no exterior e que teria como destino a campanha presidencial do partido.

Ainda segundo Youssef, ele era o operador das contas correntes mantidas pelo PT no exterior, sendo o responsável por seu abastecimento - com parte de recursos desviados da Petrobras, por exemplo - e por sua operação. Ainda de acordo com a Veja, tal operação não teria sido concluída por Youssef única e exclusivamente porque foi preso antes de concluir a operação.

“Tais fatos são por si só graves e indicam, caso confirmados,  o cometimento de diversos crimes pelos dirigentes do PT. Lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/98, Art. 1º:  Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal); Corrupção passiva (Código Penal, artigo 317); Corrupção ativa (Código Penal, artigo 333); Peculato (Código Penal, art. 312); Prevaricação (Código Penal, art. 319); Crimes contra a ordem econômica tipificados na Lei nº 8.137/90, decorrentes da ocultação de contas e valores no exterior”, aponta os advogados.
Ainda

"Vale dizer que, ao se confirmar que todas as infrações narradas pelo doleiro ocorriam com o conhecimento dos Srs. Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff, há que se realizar um aprofundamento das investigações para verificar a sua participação nos ilícitos, seja como partícipes, co-autores ou beneficiários. Importante ressaltar que, de qualquer forma, há responsabilidade criminal a ser perquirida", defendeu.



Publicada no dia 24 de outubro de 2014, ás 17h24

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp