Política

ACM Neto assina contrato com consórcios; passagem será reajustada em 2015

Imagem ACM Neto assina contrato com consórcios; passagem será reajustada em 2015
Reajuste será realizado conforme cálculos já previstos em novo contrato  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/10/2014, às 16h46   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), assinou na tarde desta quinta-feira (23) o contrato com os consórcios vencedores da licitação do sistema público de transporte.

A previsão é que em janeiro de 2015, 630 novos ônibus começarão a circular na cidade, que será dividida em três sistemas: Jaguaripe, Plataforma e Salvador Norte.

Cada grupo contará com uma cor diferente nos layouts dos veículos de passageiros – Verde, Amarelo e Azul. Além dos novos carros, o transporte coletivo terá informações sobre os serviços dentro dos próprios ônibus e totens instalados nos pontos informando os horários de chegada e saída dos ônibus, além de um Sistema de Monitoramento da prefeitura que acompanhará o serviço prestado.

As empresas, todas pertencentes ao atual sistema da capital baiana, terão prazos para se adaptar às novas regras, conforme calendários estipulados em contrato.

“Esse é o primeiro passo de uma mudança que esta cidade nunca viu, na dimensão que irá acontecer, de melhoria na qualidade do sistema de transporte e, sobretudo, de respeito aos milhares de soteropolitanos que utilizam os ônibus todos os dias e que vão se sentir muito mais prestigiados e respeitados”, afirmou o prefeito ACM Neto, em entrevista logo após assinar o contrato com os representantes dos donos de ônibus.

O gestor soteropolitano afirmou ainda ter sido “habitual” que todos os prefeitos dos últimos 40 anos quando assumiam o comando da administração municipal culpavam os empresários pelo péssimo serviço prestado em Salvador. “Eu disse em 2012 [durante a campanha] que não seria eleito para buscar culpados e nem desculpas. Eu disse que seria eleito para buscar as soluções. Com muita coragem, nós conseguimos construir essas soluções, que espero possam oferecer, a médio prazo”, afirmou.



Representantes das empresas de ônibus se reuníram com prefeito de Salvador


Questionado se a partir do contrato assinado, a prefeitura passaria a ter o controle do sistema e não os empresários, ACM Neto afirmou que agora o sistema contará com "regras claras" que precisarão ser cumpridas por ambos, tanto os empresários quanto o poder público municipal.

“O sistema será transparente e vamos fiscalizar e cobrar. Antes não podia porque você tinha um contrato de permissão. Tanto o empresário ele não tinha regras claras para definir o seu investimento, para ter segurança de aportar recursos porque ele não sabia o que poderia acontecer no dia de amanhã. Ele ficava suscetível ao poder concedente, a prefeitura, como a prefeitura não tinha condições de cobrar como agora tem. Nada como você ter um contrato assinado, com transparência, regras definidas, com todo o controle social que vai ser feito e, é claro, por parte da prefeitura principalmente", explicou.

Sobre o reajuste da tarifa, ACM Neto disse que a partir de agora o preço das passagens não será mais negociado entre empresários e prefeitura, mas sim como está estipulado em contrato. Perguntado se no próximo ano está previsto aumento, o prefeito foi curto: “Tem. Tem reajuste”, confirmou e logo depois deixou o bate-papo com os profissionais de imprensa. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp