Política

Joaquim Barbosa diz que reeleição é mãe de todas as corrupções'

Imagem Joaquim Barbosa diz que reeleição é mãe de todas as corrupções'
Ex-ministro do STF retornou aos holofotes após deixar presidência  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/09/2014, às 19h10   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou, nesta terça (16), que "em países em fase de consolidação constitucional, a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções". A declaração foi feita durante palestra no 13º Congresso Internacional de Shopping Centers, em São Paulo.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Barbosa, que está de volta a eventos públicos após um período de quarentena fora do país, argumentou que a possibilidade da reeleição dá margem para que o Executivo adote a política de troca de favores, como negociação de cargos e apoio a programas inadequados, com o objetivo de ampliar a base aliada. Uma alternativa, para o ex-ministro, seria a adoção de um único mandato mais longo, de cinco anos.

Em seu programa de governo, a candidata Marina Silva (PSB) defendeu o fim da reeleição e mandato de cinco anos. O tucano Aécio Neves também já se declarou favorável ao fim da reeleição, embora tenha se reeleito ao governo de Minas Gerais, em 2006.

A lei que permite a reeleição para cargos executivos foi aprovada durante o primeiro mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1997. Desde então, FHC e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram reeleitos, assim como grande número de governadores e prefeitos. Diante das diversas manifestações contrárias, FHC já disse ser favorável à manutenção da reeleição.

Quando a palestra foi aberta a perguntas, veio da plateia o questionamento sobre o que fazer para convencer o ex-ministro a ser candidato à Presidência. "Vocês não têm nada a fazer. Está tão bom aqui fora", disse, sorrindo. Perguntado ainda sobre qual o seu partido político preferido, respondeu que "não escolheria nenhum". Ele foi aplaudido de pé por um público de cerca de 300 pessoas, tanto na abertura quanto no fim de sua apresentação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp