Política

Campanha de Rui ainda tenta afastar na justiça ACM Neto de propaganda de Souto

Imagem Campanha de Rui ainda tenta afastar na justiça ACM Neto de propaganda de Souto
Advogado acusa ACM Neto de abuso de poder político  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/09/2014, às 06h47   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

O corpo jurídico da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, liderada pelo candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, ainda tenta uma ofensiva junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para vetar a imagem do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), nas propagandas eleitorais na TV do postulante democrata, Paulo Souto.

Na última sexta-feira (5), o advogado alagoano Adriano Soares da Costa, que integra a equipe de juristas da campanha petista, afirmou que entraria com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) já que, segundo o advogado, “de modo explícito", o gestor soteropolitano passou a mostrar ter "simbiose" com Paulo Souto. "Um é o outro; o outro é o um”, postou em sua página do Facebook.

Para o especialista em Legislação Eleitoral, a tese que poderá beneficiar a campanha que defende é que a veiculação de propaganda institucional da prefeitura de Salvador na TV aberta beneficia o candidato oposicionista. “Agora, é a propaganda eleitoral quem diz escancaradamente. Amanhã, entro com a Aije: usando a fala de Neto e Souto: são um só e mesmo projeto, numa simbiose que pretende mostrar que votar no Souto é votar em Neto; e vice-versa”, defendeu.




Entretanto, para o advogado da coligação “Unidos pela Bahia”, Ademir Ismerim, neste período, apenas propagandas institucionais de órgãos que disputam as eleições, como os governos federais e estaduais, estão vetadas. “A prefeitura não está proibida. Além disso, a lei diz que qualquer filiado ao partido pode aparecer na propaganda do DEM, assim como Lula aparece na de Rui Costa”, rebateu.

Para Ismerim, a campanha petista faz “pirotecnia” e deveria se preocupar com “coisas mais sérias”. “A aparição de ACM Neto está incomodando eles”, opinou.

Em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o órgão afirmou que ainda não recebeu até o momento nenhum pedido de uma nova ação de investigação. No início de agosto, a campanha petista entrou com uma Aije que responsabilizaria o prefeito ACM Neto por abuso de poder político, ao aparecer nas inserções de Souto. A Justiça Eleitoral negou recurso, mas ainda não julgou o mérito. A Corte ainda analisará se, de fato, houve abuso de poder político com o uso da propaganda institucional da capital baiana em favor de Paulo Souto.



Leia também:

PT tenta barrar imagem de ACM Neto ao lado de Souto e Geddel


Publicada no dia 8 de setembro de 2014, às 17h40


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp