Política

Apesar do recesso branco, deputados devem votar projetos da PM e dos Bombeiros

Imagem Apesar do recesso branco, deputados devem votar projetos da PM e dos Bombeiros
Apenas seis deputados não participam das eleições este ano  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/08/2014, às 08h30   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Os 30 dias de recesso dos deputados estaduais terminam nesta sexta-feira (1º) e, teoricamente, os parlamentares deverão retornar às atividades legislativas na próxima segunda (4). Entretanto, na prática, como é ano de eleição, os deputados baianos se dedicarão à busca pelos votos dos eleitores até o dia 5 de outubro.
Dos 63 deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), apenas seis desistiram de legislar - Carlos Gaban (DEM), Hebert Barbosa (DEM), Joacy Dourado (PT) – recém-empossado –, Luciano Simões (PMDB), Maria Luiza Orge (PSC) e Maria Luiza Laudano (PSD). Outros sete tentam subir um degrau na pirâmide da política brasileira e disputam uma das vagas reservada à bancada baiana - Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), João Carlos Bacelar (PTN), Yulo Oiticica (PT), Mário Negromonte Júnior (PP), Paulo Azi (DEM) e Ronaldo Carletto (PP).
No retorno, dos 39 Projetos de Lei (PL) apresentados desde o início dessa legislatura e que ainda não foram apreciados, os PLs 20.884/2014, que reorganiza a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA); e o 20.890/2014, que institui a organização básica do Corpo de Bombeiros, deverão ser priorizados na Casa este mês, principalmente porque deverá garantir uma campanha tranquila para os deputados que participam do pleito deste ano.

O líder do governo na Alba, Zé Neto (PT), afirmou à reportagem que já estão a “75%” de se chegar a um acordo. “Foram discutidos com as entidades representativas dos PMs e Bombeiros, com a participação das Secretarias da Segurança Pública (SSP), Administração (Saeb) e da Procuradoria Geral do Estado. Acredito encerrarmos e votarmos após o encontro na segunda”, disse o petista, em entrevista ao Bocão News.

Já o vice-líder da oposição na Casa, deputado Carlos Gaban (DEM), que está em São Paulo, informou que deixou “uma série” de emendas prontas para ser discutidas. “Não assinei nenhuma dispensa de formalidade ainda. Devemos sentar com Zé Neto após o encontro dele com os policiais e bombeiros [marcado para a próxima segunda]”, afirmou o demista, ao garantir que, caso todas as propostas e entraves sejam resolvidos, as formalidades serão dispensadas pelos oposicionistas. “Isso será um legado, não para a PM, mas para o povo baiano. [As prostas] podem garantir a prestação de um bom serviço à toda população baiano”, disse.

Nota originalmente postada dia 31

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp