Licitação: saiba quais são as empresas de cada consórcio vencedor
Publicado em 26/07/2014, às 08h09 Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)
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"Depois de 40 anos Salvador consegue fazer um processo licitatório do transporte público. É uma conquista para a cidade e para a população que ganha um transporte com mais qualidade, mais eficiente, rápido e com mais conforto", afirmou o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, que após o resultadso sair no Diário Oficial, nesta sexta-feira (25), conversou com a reportagem do Bocão News.
Mota explicou que neste processo a cidade foi dividida em três áreas: A, B e C. Cada consórcio irá atuar em uma área com as empresas definidas. Saõ elas:
ÁREA A: Consórcio Plataforma
Empresas - Praia Grande, Axé, Joevanza e Boa Viagem.
ÁREA B: Consórcio Jaguaribe
Empresas - São Cristóvão, Expresso Vitória, RB Turismo, União, Sol, Triunfo, Unibus Transporte e Modelo
ÁREA C: Consórcio Salvador Norte
Empresas - OBM Transportes, BTU, Viação Rio Verde, Verdemar
Cada consórcio poderá explorar o transporte público por 25 anos e "terão seis meses até a homologação do processo", afirmou o secretário. Ainda conforme Mota, os valores da licitação foram de acordo com a área de atuação definida para cada uma. São eles:
ÁREA A: R$ 35.480,20 milhões
ÁREA B: R$ 86.377.909,05 milhões
ÁREA C: R$ 57.889.998,46 milhões
Área A (subúrbio e Península Itapagipana), Área B (miolo da cidade, onde está maior fluxo) e Área C (orla oceânica e centro da cidade).
O aviso de licitação para a abertura de concorrência pública no setor foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na edição do dia 3 de abril último, após quatro audiências públicas, duas na gestão passada e duas na atual, todas realizadas na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Salvador.
O edital de concessão do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador (STCO) prevê prazo de contrato com as empresas interessadas de 25 anos, antes eram 35 anos. Ainda conforme a proposta, caso haja descumprimento das regras contratuais, a prefeitura pode retomar o serviço. Já a média de idade da frota de ônibus, que chegou a ser de 10 anos, será de 3,5 anos até 2016.
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