Política

Obama anuncia retorno das relações entre EUA e Cuba

Publicado em 17/12/2014, às 16h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (17) o fim da "abordagem antiquada" em relação a Cuba.

De acordo com o líder norte-americano, a proposta fracassou em avançar os interesses americanos. "Esses 50 anos mostraram que o isolamento não funcionou. É tempo de uma nova abordagem."

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, em seu anúncio, Obama afirmou que os  dois países concordaram em restabelecer relações diplomáticas, rompidas em 1961, e abrir vínculos econômicos e de viagem —uma mudança histórica na política dos EUA que tem o objetivo de pôr fim a meio século de animosidade da Guerra Fria.

Apesar de ter recorrido a um decreto para realizar as mudanças, Obama não pode unilateralmente pôr fim ao embargo econômico americano, que foi aprovado pelo Congresso e requer ação dos legisladores para ser revogado.

A Casa Branca, porém, indicou que gostaria que o Congresso amenizasse ou levantasse a medida.

O anúncio foi feito em meio a uma série de novas medidas de construção de confiança entre os dois inimigos, incluindo as libertações do americano Alan Gross, preso em Cuba desde 2009, e de três membros do grupo Cinco Cubanos, presos na Flórida desde 1981.

Segundo autoridades norte-americanas, os espiões cubanos foram trocados por um funcionário da inteligência americana que estava detido havia mais de 20 anos. Tecnicamente Gross não fez parte da troca, tendo sido solto separadamente por "questões humanitárias".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp