Política

Pela 1ª vez, DCE da Ufba pode ser ocupado por alunos sem vínculos partidários

Imagem Pela 1ª vez, DCE da Ufba pode ser ocupado por alunos sem vínculos partidários
Eleição começou nesta terça-feira (25) e vai até esta quarta (26)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/11/2014, às 06h11   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

Teve início nesta terça-feira (25), e vai até esta quarta (26), a eleição para a escolha dos membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para o biênio 2015-2016.

No total, cinco chapas se inscreveram para disputar o comando da entidade máxima dos estudantes da universidade, formadas por alunos dos diversos cursos da instituição de ensino superior. São elas: Chapa 1 – “Estudantes Não Alinhados”; Chapa 2 - "Há Quem Sambe Diferente"; Chapa 3 - "É Tempo De Mudar"; Chapa 4 – "Mandacaru"; Chapa 5 - "Somos Ufba".

Nos últimos anos, o Movimento Estudantil dentro da maior universidade pública da Bahia tem sido regido por grupos políticos ou tendências internas de partidos políticos, o que torna a representação estudantil apenas uma linha auxiliar das agremiações, onde cada membro da entidade prioriza os interesses de sua organização política, deixando de lado os objetivos reais do Movimento Estudantil.

No pleito deste ano, um grupo de estudantes sem vínculo a partidos políticos, aos governos ou à Reitoria resolveu disputar o comando do DCE. Batizado de “Estudantes Não Alinhados”, a chapa garante “se posicionar contra um modelo atrasado de Movimento Estudantil que reproduz a lógica da macropolítica na disputa eleitoral de suas entidades, como DAs [Diretórios Acadêmicos] e DCEs”.

"Modelo que desrespeita o princípio de auto-financiamento do Movimento Estudantil, sendo regido por recursos de sindicatos e partidos, e que se arvora em espaços de baixa participação e discutível resolutividade dos problemas dos estudantes. Não se alinhar a tudo isso, significa propor uma conformação verdadeiramente diferente para o Movimento Estudantil, onde grupos se formem sem filtragem partidária, onde apresentem propostas concretas para resolver os problemas da Universidade e que se baseie em princípios radicais de independência e auto-financiamento", defende Daniel Montenegro, aluno do curso de Geofísica e membro da chapa.


Em entrevita ao Bocão News, membros da Chapa 1 responderam algumas perguntas feitas pela reportagem.

Bocão News - Quais as propostas do grupo?

Rodrigo Rara - Direito 
(foto ao lado) - nossa proposta central é de um novo modelo de deliberação das questões estudantis na Universidade, que é o modelo da democracia digital já aplicado - com êxito - pela gestão "Aliança pela Liberdade" no DCE da UnB [Universidade de Brasília], onde os estudantes votam pela internet sobre as principais questões que o afligem, como posicionamento sobre a deliberação ou não de Greve Estudantil. Apoiamos também o empreendedorismo estudantil, como uma das nossas principais defesas. Infelizmente, a política de assistência estudantil que é feita através de auxílios e bolsas não é suficiente para abarcar todos os alunos que precisam. Dessa forma, iremos incentivar a capacitação dos alunos para desenvolver seu potencial empreendedor, além de lutar por construir na faculdade espaços para apoiar e qualifica estes novos empreendedores. Além destas, temos propostas como o Plebiscito de Segurança, o apoio as Atléticas e as Empresas Juniores e o Mapa da InfraEstrutura, entre outras, todas você pode conferir em nosso site naoalinhados.com e no Facebook.

BNews -Como o grupo tem avaliado as últimas gestões e deliberações do DCE e dos DAs?

Luísa Azevedo - Nutrição: eles possuem um modus operandi bastante parecido: poucos estudantes participam das atividades, existe uma baixa transparência do que é discutido pelo DCE e um claro aparelhamento ideológico, que afasta o estudante não militante das decisões do Movimento Estudantil, o que amplia o esvaziamento e estimula a falta de transparência. É um círculo vicioso.

BNews - Na sua visão, qual o papel dos membros da entidade máxima dos estudantes da universidade?

Dionísio Leite – Direito: apoiar e auxiliar na organização das lutas de nossos colegas de Universidade por uma reforma curricular nos cursos, por uma Assistência Estudantil que contemple a todos, de fato, e que apoiem um projeto de Pesquisa e Extensão Popular. Mas que não se prenda só a luta, mas que apresente uma pauta propositiva dos estudantes para com a Universidade. Esta é a beleza de nossas propostas, defendemos o protagonismo do universitário na construção de uma UFBA mais plural, mais diversa, mais inclusiva e mais participativa. Essa Universidade é o sonho realizado de cada um de nós, queremos contribuir cada vez mais com sua melhora.



Publicada no dia 25 de novembro de 2014, ás 16h32

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp