Polícia

Prisão de Prisco é revogada e ele deixa presídio ainda hoje

Imagem Prisão de Prisco é revogada e ele deixa presídio ainda hoje
Vereador estava preso desde o dia 18 de abril e aguardava decisão do STF  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/05/2014, às 17h38   Caroline Gois (twitter: goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Marco Prisco (PSDB) teve a prisão revogada na tarde desta sexta-feira (30). A informação foi confirmada pelo advogado Vivaldo Amaral. "A prisão foi revogada. Ele será solto hoje ainda", afirmou ao Bocão News. A decisão da Justiça saiu na tarde de hoje e a prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares. (Ver abaixo). A prisão revogada pelo juiz substituto da 17ª Vara Federal, Fábio Roque, a pedido do corpo jurídico que o acompanha. A decisão deve ser cumprido ainda esta noite.




Preso desde o dia 18 abril, o líder da greve dos policiais militares da Bahia de 2012, aguardava junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão sobre o pedido de Habeas Corpus. 



Advogado de Prisco, Vivaldo Amaral e deputado Capitão Tadeu comemoram decisão


A prisão

Prisco foi preso 24 horas após acordo feito com o Governo do Estado e categoria definir encerrada as mobilizações de militares. A prisão, que tinha como argumento a manutenção da ordem pública, após o fim da greve, surpreendeu o corpo jurídico.

Conforme decisão do juiz federal da 17ª Vara Especializada Criminal, Antonio Oswaldo Scarpa, publicada no último dia 15 de abril, "a Custódia Cautelar deverá ser cumprida em estabelecimento federal de Segurança Máxima pelo prazo de 90 dias". Ainda conforme a sentença, a detenção preventiva Prisco visa "garantir a ordem pública". Prisco foi levado para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu do Aeroporto Internacional de Salvador.

Na Papuda, Prisco chegou a passar mal e foi levado para o Hospital de Base, em Brasília. Lá, segundo nota da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), o vereador perdeu 15 quilos e ficou depressivo. 

A última greve da PM, também comandada por Prisco e que ocorreu do dia 16 a 18 de abril, teve um balanço de mais de 40 pessoas mortas em Salvador e Região Metropolitana. Na segunda maior cidade do Estado, Feira de Santana, o número também assustou. 42 mortos. Em 2012, foram 189 homicídios em 12 dias. 

Prisco deve chegar à capital baiana na manhã deste sábado (31). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp