Meio Ambiente

Porco espinho ameaçado de extinção é resgatado em Lauro de Freitas

Imagem Porco espinho ameaçado de extinção é resgatado em Lauro de Freitas
Animal foi devolvido à natureza pela secretaria municipal do Meio Ambiente  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/10/2014, às 16h17   redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um porco espinho da família dos roedores, do tipo ouriço preto também conhecido como “Luiz Cacheiro”, foi resgatado pela equipe da Divisão de Proteção Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), nesta segunda-feira (27), e foi reintegrado à natureza nesta terça-feira (28). O animal de nome científico, Chaetomyo subspinosus, está entre os 100 animais ameaçados de extinção na natureza.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Semarh, atendeu o chamado de uma moradora da região do Capelão, nesta segunda-feira (28), solicitando o resgate do animal.  Após captura, o bicho foi examinado e ao ser constatado que não havia nenhum ferimento ou problema de saúde, foi devolvido à natureza, libertado em uma região do Capelão.

No início deste mês, técnicos da Semarh encaminharam para o Centro de Triagem de Animais (Cetas), do IBAMA, no bairro de Cabula em Salvador, um filhote de gavião-carijó. A ave havia sido encontrada em uma via do município e conduzida por policiais militares que entregaram em uma unidade de ensino superior que fez a intermediação com a PMLF.     

Durante quatro meses de funcionamento da Divisão de Proteção Animal, mais de 100 chamados foram atendidos, entre denúncia contra maus-tratos, resgate e captura de animais silvestres. Para o secretário da Semarh, Márcio Crusoé, a procura pelo novo serviço da pasta caracteriza a credibilidade do atendimento.

“No curto espaço de tempo já existe um trabalho consolidado e isso demonstra que era necessário o funcionamento da Divisão. Estamos nos estruturando para melhorar e ampliar ainda mais esse trabalho”, comenta. A divisão funciona na Semarh e atende as solicitações e denúncias dos munícipes de segunda à sexta, das 8h às 14hs, através do número: (71) 3369-9168. Conforme nota da Decom/PMLF.

Fotos: divulgação / Decom - PMLF.




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp