Justiça

MP decide nos próximos dias destino de Almiro Sena, acusado de assédio sexual

Imagem MP decide nos próximos dias destino de Almiro Sena, acusado de assédio sexual
Investigações foram encerradas e procurador geral dará o veredito  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/09/2014, às 22h53   Caroline Gois (twitter: goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp


O Ministério Público da Bahia (MP) irá decidir nos próximos dias o destino do ex-secretário Almiro Sena, que chefiava a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH). O MP informou ao Bocão News que as investigações - que correm em sigilo - foram encerradas. De acordo com o órgão, o procurador-geral irá decidir pelo destino do ex-secretário, que foi acusado de assédio moral e sexual praticado contra servidoras que trabalharam com ele. A decisão do procurador pode ser pelo arquivamento das acusações ou abertura do processo no Tribunal de Justiça. 
As denúncias
No dia 29 de maio deste ano, o site Bocão News teve acesso, com exclusividade aos documentos que comprovam uma denúncia feita por servidoras da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), enviadas ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP) contra o secretário Almiro Sena.
No documento, as supostas vítimas relatam que "lamentavelmente formulamos a seguinte denúncia, contra todos os acontecimentos ocorridos nos últimos tempos na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, um dos últimos locais onde imagina os acontecimentos narrados nos relatos em anexo" (veja abaixo a carta denúncia).
Ainda no documento, as denunciantes pedem socorro para que os acontecimentos descritos não caiam no esquecimento. "Assim como se fala por aí que já existem outras denúncias e que o secretário de Justiça e Promotor, Almiro Sena, usou de sua "influência" para arquivar tais processos.

O site também teve acesso a trechos da denúncia enviada ao Ministério Público da Bahia (MP). No depoimento, uma das supostas vítimas relata a forma como Almiro teria praticado o assédio sexual e moral. "...,sendo chamada diversas vezes em seu gabinete, onde foi constrangida pelo então secretário da pasta em seu gabinete... lá este abraçava, abordava assuntos e atitudes íntimas de maneira continuada, aproveitando o gesto para encostar na perna da servidora seu órgão sexual, além de tentar beijá-la à força".
Ainda na denúncia, fora registrado que "apesar de muito nervosa com o ocorrido, a constrangida continuou trabalhando na secretaria. No dia seguinte, ao encontrar com o constrangedor no corredor da SJCDH, ele ameaçou dizendo: que o que tinha acontecido no dia anterior teria que ficar entre eles".
No outro depoimento, a susposta vítima descreve uma das formas de assédio que teria, segundo a denúncia, sido praticado pelo secretário Almiro Sena. Neste trecho, a denunciante afirma que uma funcionária também fora vítima do promotor e relata o momento em que o fato aconteceu. "Desde então passei por conta e risco a não atender os chamados do secretario para comparecer ao seu gabinete, ligações sempre feitas por sua secretária.., que convoca as vítimas sempre em tom ameaçador de que está em jogo a exoneração".
A seguir, a suposta vítima prossegue: "Tem sido muito vergonhoso assistir aos desmandos e assédios cometidos pelo secretário, que não respeita nem jovens nem idosas, tornando-se o pesadelo das mulheres que ele julga vulneráveis e não terão condições de denunciar. Principalmente, as que vêm buscar oportunidade de emprego, a exemplo da repórter....., que depois de atacada saiu afônica e aos prantos da sala do secretário".
O secretário, por meio de nota, afirmou que "são levianas e covardes. Só tenho a afirmar e reafirmar que jamais pratiquei, pratico ou praticarei atos desta natureza. Postulo a imediata apuração dos fatos para que a verdade prevaleça". LEIA AQUI A NOTA NA ÍNTEGRA

No dia 1º de agosto Almiro Sena foi notificado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp