Justiça

Petrobras: TCU condena diretores por compra de Pasadena

Imagem Petrobras: TCU condena diretores por compra de Pasadena
No entanto, os conselheiros, inclusive a presidente Dilma Rousseff, foram inocentados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/07/2014, às 14h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Por unanimidade, oito ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) concordaram com o parecer do ministro José Jorge, relator do processo, sobre a venda da refinaria de Pasadena feita pela Petrobras, em 2006. Com isso, 11 diretores e ex-diretores da estatal foram condenados a devolver US$ 792 milhões, cerca de R$ 1,6 bilhão, por conta do prejuízo da operação. 
Entre os condenados estão o ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, os diretores Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa, Guilherme Barbassa, Renato Duque, Guilherme Estrella, Ildo Sauer, o gerente executivo da área internacional, Luiz Carlos Moreira da Silva, o CEO da Petrobras América, Gustavo Tardin Barbosa, o CFO da Petrobras América, Renato Tadeu Bertani, e o gerente jurídico internacional, Carlos Cesar Barromeu de Andrade. 
No entanto, os conselheiros, que autorizaram o negócio, foram inocentados, inclusive a presidente da República, Dilma Rousseff, que na época presidia o Conselho de Administração da Petrobras. O relator aceitou o argumento de que o conselho da estatal não teria sido informado pela diretoria sobre algumas cláusulas que embasaram a compra. Com informações da Folha de S. Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp