Geral

Odebrecht constrói torres em Patamares e problema do trânsito vem à tona

Imagem Odebrecht constrói torres em Patamares e problema do trânsito vem à tona
Construtora afirmou que entorno do empreendimento terá estruturas melhoradas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/07/2014, às 08h20   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Oito torres e 350 famílias a mais morando no bairro de Patamares, na região do Parque de Pituaçu, em Salvador, cujo acesso principal é pela Avenida Pinto de Aguiar. Esta realidade está prevista para acontecer em julho do ano que vem, quando o empreendimnento Parque Tropical, da Construtora Odebrecht, ficará pronto.



Entretanto, as obras que se iniciaram já alertam para um problema que pode culminar no estrangulamento do trãnsito de uma das principais avenidas da capital baiana. Na manhã desta terça-feira (29), a reportagem do Bocão News procurou a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) para saber se este empreendimento da Odebrecht possui as licenças necessárias para a construção naquela localização, se foi feito algum estudo de tráfego e quais contrapartidas foram feitas para que o tráfego na área não piore.

Segundo o superintendente Silvio Pinheiro, a obra é licenciada e há um projeto de sistema viário que visa o melhoramento do acesso tanto dos condôminos quanto de quem trafega pela região. "Foi licenciado no passado, mas sei que é uma obra que possui um projeto de contrapartida e tem como exigência a ampliação de vias, melhoramento o paisagismo e a iluminação. A obra está ajustada dentro do que entendemos como sendo compatível para sua realização", afirmou Pinheiro, que não detalhou que tipo de sistema viário seria esse.



Mas, a assessoria de imprensa da Odebrecht, que atendeu às solicitações do Bocão News, afirma que há um estudo de tráfego daquela região, como uma via secundária que desemboca no Parque de Pituaçu, permitindo a entrada e a saída pela Pinto de Aguiar, bem como, pela via do Parque. Ainda conforme a empresa, uma obra urbanística será feita para melhorar a infraestrutra do entorno do empreendimento.

Em abril deste ano, foi inagurado o primeiro trecho da duplicação da Pinto de Aguiar. Cada pista passou a ter três faixas de trânsito por sentido, com uma delas preferencial para o transporte coletivo. O trecho liberado corresponde a 50% do total das obras, orçada em R$ 63 milhões.



Contudo, resta saber se com oito torres a serem inauguradas no local e ainda sem um sistema viário efetivo em construção, o trânsito não irá colher os frutos de um crescimento que, sem fiscalização, pode ser desordenado.

Nota originalmente postada dia 29

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp