Geral

Sucom abre portões da Fonte Nova para debater Salvador 500

Imagem Sucom abre portões da Fonte Nova para debater Salvador 500
Plano visa projetar futuro da capital para os próximos 35 anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/07/2014, às 06h38   Alessandro Isabel ([email protected])


FacebookTwitterWhatsApp

Na próxima sexta-feira (1°) os portões da Arena Fonte Nova serão abertos ao público. Às 9h, representantes da prefeitura de Salvador, sociedade civil, entidades dos mais diversos setores da economia soteropolitana e da Justiça participarão da primeira Audiência Pública para debater o “Plano Salvador 500” – Plano de Mobilização e Participação Social.

De acordo com Silvio Pinheiro, superintendente da SUCOM, o Salvador 500 vai debater e construir ao longo de 12 meses a Salvador que os soteropolitanos querem ter em 2049, ano que Salvador completará 500 anos.

“O nosso compromisso será de resgatar o planejamento da capital e contar com o apoio, principalmente dos moradores, para construirmos juntos um programa que será colocado em prática ao longo dos próximos 35 anos”, explica Pinheiro.

O pontapé inicial será no evento aberto ao público. “Todos terão a oportunidade de colaborar com o plano. O importante é o comparecimento de todas as pessoas. Elas devem participar de forma efetiva e só assim poderemos construir algo que seja interessante para quem mora na cidade”.  

Ainda segundo Pinheiro, o Plano prevê quatro etapas de elaboração: Estudos Básicos, Estudos Analíticos, Estratégia de Desenvolvimento e Política Urbana. Após todo o trabalho de construção do projeto, chegará a etapa que compreende a formulação dos dois principais instrumentos normativos, motivo de embate ainda hoje na capital baiana: o PDDU e a LOUOS. Pinheiro acredita que enviará o projeto remodelado e completo para a apreciação dos vereadores de Salvador em junho de 2015.

Além das audiências, a SUCOM traçou estratégias para alcançar:

- Oficinas de Bairros nas quais serão trabalhados conceitos básicos de cidadania, meio ambiente e desenvolvimento urbano a partir da incorporação de vivências e experiências cotidianas dos participantes no seu próprio ambiente, ampliando o olhar dos cidadãos sobre a cidade;

- Fóruns Setoriais com os diversos segmentos da sociedade civil organizada e com as instituições públicas das diversas esferas de governo;

- Entrevistas e Pesquisas com atores estratégicos;

- Canal permanente de comunicação na Internet para obtenção de contribuições ao processo e difusão de informações e resultados dos estudos e atividades desenvolvidas para formulação do Plano Salvador 500;

- Audiências Públicas.


O interessado em participar da audiência na próxima sexta-feira, deve comparecer no dia do evento, das 7h30 às 8h30, no portão Norte (Campo da Pólvora) da Arena Fonte Nova e fazer um cadastro. Ele terá acesso ao estádio e ao debate que começa às 9h.

O prefeito ACM Neto, além de representantes de instituições como OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil – seção Bahia), MP-BA (Ministério Público da Bahia), TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), Crea-BA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia), vereadores, deputados e líderes comunitários deverão comparecer.



Nota originalmente postada dia 29

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp