Geral

'Só falta solo do cemitério', diz manifestante sobre taxa municipal

Imagem 'Só falta solo do cemitério', diz manifestante sobre taxa municipal
Reivindicação na manhã desta terça (29), em Itapuã, era contra o pagamento do Foro, nova taxa da prefeitura  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/07/2014, às 10h12   Lucas Franco (Twitter: @lucasfranco88)


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de moradores de Itapuã, muitos deles de Nova Brasília, realizaram na manhã desta terça-feira (29) um protesto com caminhada na Avenida Dorival Caymmi, da Feira de Itapuã até a Sereia.  A reivindicação era contra o pagamento do Foro, nova taxa da prefeitura que tem intenção de cobrar por casas situadas em terreno municipal.
Segundo a assistente administrativa Marília Nascimento, de 26 anos, os valores no bairro variam de R$ 629, valor da sua casa, que tem 203 m², a R$ 2.900, em uma casa de dois andares, de 230 m². "Eu fiz a contestação de muitos vizinhos pela internet, o vencimento foi domingo. Contestamos a propriedade do terreno, que não é da prefeitura. Minha mãe comprou há 30 anos, temos a escritura da época de Imbassahy, em 2004", contextualiza Marília.
Já a professora Marinalva Ferreira, 51 anos, alega que o IPTU [Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana] já sobrecarrega demais os contribuintes. "Nós convocamos na quarta-feira [23] um advogado para explicar [o Foro, que no site da prefeitura consta como ‘espécie de aluguel, correspondente a 0,6% do valor total do terreno’]. Ele nos orientou a procurar o terceiro cartório de ofício, para saber quem é foreiro e quem não é. Mas não é isso que a gente quer”, aborda Marinalva. “Queremos a anistia do Foro, porque o que tínhamos que pagar já pagamos. Só falta pagar solo do cemitério”, completa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp