Geral

Caminhada no Dique alerta para os riscos das hepatites virais

Imagem Caminhada no Dique alerta para os riscos das hepatites virais
Postos de saúde disponibilizam a dose para a população até 49 anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/07/2014, às 08h50   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Dique do Tororó foi o local escolhido para marcar a passagem do Dia Mundial de Combate às Hepatites em Salvador neste domingo (27). A Secretaria Municipal da Saúde realizou uma caminhada no local com o objetivo de chamar atenção para a doença e a importância do diagnóstico precoce. Durante a mobilização, profissionais de saúde realizaram testes rápidos para o diagnóstico das hepatites B e C, sífilis e HIV.

Ainda foram distribuidos preservativos e panfletos educativos sobre as formas de prevenção dessas doenças sexualmente transmissíveis.


A hepatite viral é uma doença silenciosa, que causa inflamação no fígado e pode levar à morte, já que os sintomas demoram a aparecer e quando o paciente descobre muitas vezes se encontra em estado avançado. O estímulo ao diagnóstico precoce e a conscientização quanto aos sinais e sintomas das hepatites são as principais armas de combate e controle da doença.

A vacinação gratuita contra a hepatite B é mais uma aliada ao controle do agravo. Os postos de saúde do município disponibilizam a dose para a população até 49 anos, além dos grupos vulneráveis (profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, policiais, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual e pessoas imunocomprometidas).

Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Nota originalmente postada dia 27

Veja a galeria de fotos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp