Geral

Mesmo pós-Mundial, Ecopa e Secopa permanecem com investimentos garantidos

Imagem Mesmo pós-Mundial, Ecopa e Secopa permanecem com investimentos garantidos
Bocão News questionou manutenção, mas não obteve respostas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/07/2014, às 06h25   Alessandro Isabel ([email protected])


FacebookTwitterWhatsApp

Criadas com os objetivos de coordenar, acompanhar e fiscalizar as ações e projetos da Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia na Copa do Mundo de Futebol, o Ecopa - Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 – e a Secopa - Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 -, permanecem em plena atividade mesmo com o fim do torneio em 13 de julho.

A permanência das estruturas governamentais levantou questionamentos e levou a reportagem do Bocão News a investigar a manutenção das duas secretarias. Com estruturas próprias, Ecopa e Secopa ainda recebem recursos públicos para o custeio de serviços e projetos ligados ao torneio mundial de futebol.

Criada em 2009 pelo governador Jaques Wagner (PT), a Secopa tem Ney Campelo como secretário. Já na esfera municipal, o Ecopa foi constituído em 2010 na administração do então prefeito João Henrique. Empossado em 2013, ACM Neto (DEM) permanece com o Escritório, hoje gerido por Isaac Edington.

Com estrutura semelhante ao da Bahia, em Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia extinguiu em 2013 a Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa-MG). As funções que eram atribuídas à Secopa ficaram a cargo da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, criada para cuidar dos assuntos referentes ao mundial.

Os valores investidos nas estruturas pelo Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador não foram informados. Também não foi informado quando, e se serão, extinguidos. A reportagem manteve contatos com as assessorias de comunicação da Ecopa e Secopa. O Escritório informou que o secretário Isaac Edington estava em reunião o que teria impossibilitado de enviar as informações. Já Ney Campelo está em viagem e também não respondeu as perguntas.


Nota originalmente postada dia 22

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp