Geral

Operação da Receita prende contador após fraude em esquema milionário

Publicado em 17/07/2014, às 06h51   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (16), uma operação da Receita Federal que visa desarticular um esquema que fraudou R$ 5 milhões em Declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), em Salvador. Segundo informações da Receita Federal, a fraude consistia na inclusão de falsas despesas médicas em mais de 2 mil declarações do ano de 2008 em diante. Todas elas eram de contribuintes que haviam contratado o mesmo contador, que produzia recibos e notas-fiscais eletrônicas falsas, segundo pessoas intimadas a depor.

Ainda conforme a Receita, as consultas médicas e os tratamentos dentários ou de fisioterapia declarados nunca aconteceram, mas através deles os contribuintes conseguiram redução do Imposto de Renda a Pagar ou aumento do Imposto de Renda a Restituir. A Receita Federal estima que R$5 milhões não tenham sido indevidamente deduzidos nas declarações.

O contador que falsificava os recibos e as notas fiscais deve responder a processo criminal. Os contribuintes envolvidos serão notificados pela Receita Federal e podem regularizar sua situação fiscal apresentando declarações retificadoras e pagando as diferenças necessárias.

Quem não se regularizar será autuado e deve pagar multa de até 150% sobre o valor do imposto apurado e de juros pelo atraso no pagamento, além de responder pelo crime contra a ordem tributária. Devem ser cumpridos dois mandados judiciais de busca e apreensão na casa de um contador, apontado como o mentor do esquema.


Nota originalmente postada dia 16

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp