Salvador, 14 de Setembro de 2014
Winamp windows Media Player Real Player QuickTime
Baixar na App Store
Galaticos Online

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Auditado pelo IVC

PDG transforma sonho da casa própria em pesadelo

Por: Adelia Felix - 06 de Maio de 2012 - 11h46

  • 73

Aborrecidos por conta da não realização do sonho da casa própria, clientes da Construtora PDG, que adiquiriram apartamentos de luxo nos condomínios Ikê, Tamari, localizados no Imbui, e Pátio Jardins, que fica no bairro de Brotas, decidiram fazer outro protesto. Desta vez, o cenário foi o stand de vendas da empresa no Feirão da Casa Própria da Caixa , que acontece desde sexta-feira (5) e segue até domingo (6), no Centro de Convenções de Bahia.

O corretor de imóveis Nei Menezes, que comprou um apartamento em 2007 e até hoje não recebeu as chaves do investimento, revelou a reportagem do Bocão News, que os clientes tentam negociar com a construtora que insiste em desrespeitá-los.

"A gente tenta conciliar. E o que pedimos é o cumprimento do memorial descritivo da obra, prometem um tipo de material no apartamento e quando vamos conferir é outro, e inferior. Tentamos negociar com diretores, que dizem que tudo está correto, tudo perfeito, tudo normal. Eles insistem dizer que há problema algum, e o que nós recebemos são apenas respostas evasivas. Um total desrespeito com o cliente", desabafou.

Outra cliente da PDG, Débora Dória, que adquiriu um apartamento em 2008, não confia mais nos prazos que a construtora dá desde o período de atraso das entregas.

“Comprei um apartamento no condomínio Tamari em 2007, e o prazo de entrega era em dezembro de 2010. Recebi várias prorrogações e nenhuma foi cumprida. Agora, eles prometeram entregar em julho deste ano, mas pelo estado das obras, mais uma vez não vão cumprir. Nós somos trabalhadores, pais de famílias. Nós temos o dever de alertar outras famílias a não caírem nessa. Eles brincam com nossos sonhos, e a gente vai mostrar a outra face da PDG", relata Dória
A previsão é que as torres Ikê e Tamari sejam entregues em julho deste ano, já o Pátio Jardins deve entregue em fevereiro do ano que vem.


Vereador Sandoval Guimarães faz projeto de indicação

Durante o protesto, foi apresentado pelos manifestes o projeto de indicação de número 35/12, ao prefeito João Henrique, de autoria do vereador Sandoval Guimarães (PMDB). O projeto "alerta a população sobre o perigo de comprar um empreendimento dessa empresa", além de considerar que "várias obras estão com mais de 18 meses de atraso, para entrega das unidades.

O texto coloca ainda que cabe a prefeitura "regulamentar as concessões de alvarás de construção, para novos empreendimentos habitacionais", ou seja, que não deve ser expedido por meio da Sucom, "licenças de construção, nem alvarás para a Construtora PDG, nem habite-se até que as irregularidades sejam sanadas".

73 Comentários

* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

  • Carolina

    14 de Maio de 2012

    " Sou especialista em Direito Imobiliário e faço orientação jurídica na cidade de Limeira,aos proprietários que estão sendo lesados no Morais Mais Limeira. email é cvassuncao76@gmail.com."

  • Tiago Vanner

    14 de Maio de 2012

    "A bolha imobiliária no Brasil está preste a pocar; e mais uma vez, pra não variar, o trabalhador pagará a espuma."

  • Carla Santana

    07 de Maio de 2012

    "E para meu desespero vai ficar pior! Soube através de fontes seguras que o atendimento ao cliente não vai ser mais aqui em Salvador! Se já está PÉSSIMO do jeito que está, com respostas evasivas e descomprometimento...imaginem depois!!! Se arrependimento matasse..."

  • Proprietário de 02 no Ikê e de outros 03 imóveis de alto padrão no Horto!

    07 de Maio de 2012

    "Alguém aí por baixo, também sem se identificar, ou seja, caracterizando-se como: “Proprietário Greenville e Piatã\" fez comentários fazendo a seguinte indagação! “O QUE EU NÃO ENTENDO É O PORQUE QUE A PDG NÃO SE PRONUNCIA PARA A SOCIEDADE E DIZ QUE ESSES ATRASOS SÃO DECORRENTES DAS ANTIGAS CONSTRUTORAS NA QUAL ELA COMPROU PARA SE TORNAR A MAIOR DO PAÍS”! Amigão, eu dou a sua resposta! (1º) Quem compra empresas compram ativos, compram também passivos e responsabilidades gerais: civis, trabalhistas, etc.! São sabidamente corresponsáveis por tudo adquirido e isto jamais poderá ser usado como desculpa, procure se informar melhor, viu amigão! (2º) Eles não se pronunciam porque não estão cumprindo com o seu próprio \"Memorial Descritivo\", feito pela própria \"PDG\", entende, amigão! Tentamos por diversas vezes mostrar os erros; civilizadamente, profissionalmente e pacificamente, conversar com os diretores daqui de Salvador. Inicialmente com o Sr. Ricardo Teles, que já se desligou da empresa e posteriormente com o Sr. Rodrigo Alves, que também não tem olhos para enxergar as inconformidades gritantes que existem nos nossos condomínios, as quais podem ser totalmente, sanadas... Oportunamente; é apenas uma questão de boa vontade e honestidade conosco clientes adquirentes destes empreendimentos em questão, os \"Condomínios Ikê e Tamarí\", os quais com certeza terão tudo para serem disparadamente, os melhores condomínios do bairro do Imbuí. Amigão, outra questão importantíssima é que a incorporadora honesta descente e de bom senso, quando ocasionam atrasos superiores há 06 meses, conforme reza o seu próprio contrato, ela tem como obrigação de congelar a partir daí o saldo devedor e não mais corrigi-lo pelo \"INCC - SSA\", então, ela jamais poderia, \"premiar\", seus clientes com este \"PRESENTE DE GREGO\". Mesmo que isto não esteja em contrato, a culpa, ou os motivos desses atrasos, não interessam aos adquirentes, eles não são os culpados e se até hoje, ainda estão acontecendo, que a \"PDG\", tenha o mínimo de bom senso e seja honesta com seus clientes; como atitudes nobres e dignas, dando aqui como exemplo o GRUPO \"JHSF\" e a CYRELA, empresas que estão, oportunamente, com muita honestidade e profissionalismo, chamando os seus clientes para fazer devoluções, acertos, dando descontos nos saldos devedores e até oferecendo contra partidas mas não apenas de boca, mas com tudo documentado no papel, escrito, registrado, assinado e acordado, como manda o figurino e como reza a boa política de medidas adotadas por empresas de boa conduta, que tem profissionais dignos, responsáveis e honestos, porque sabem que seus nomes são tudo e acima de tudo, querem continuar por muitos e muitos anos como empresas renomadas em todo o nosso Brasil, dirigidas com certeza por pessoas responsáveis, dignas e normais. "

  • Proprietária também

    07 de Maio de 2012

    "Aos outros proprietários que aqui estão colocando sua insatisfação com esta empresa meus sinceros parabéns e admiração! Aos outros que estão preocupados com a desvalorização dos imóveis, pergunto: vocês preferem receber um imóvel com qualidade duvidosa? Isto sim desqualifica o imóvel! Se todos fossem como este pessoal que não está acomodado em sua casa no fim de semana e sim fazendo este protesto, provavelmente as empresas como esta PDG teriam mais respeito aos consumidores. Empresas como esta contam justamente com a ignorância daqueles que preferem ficar no conforto de suas casas do que ingressar em uma luta como esta. VOCÊS ESTÃO COBERTOS DE RAZÃO E SOMENTE QUEM IGNORA SEUS DIREITOS É QUE DIRÁ O CONTRÁRIO!!!"

  • Luciana Costa

    07 de Maio de 2012

    "Um alerta aos futuros proprietários que estão preocupados com a desvalorização do seu imóvel: uma manifestação como esta em nada desvaloriza estes imóveis, pelo contrário, somente demonstra que os futuros moradores querem ter um produto de qualidade e estão de olhos bastante abertos ao que está sendo feito pela construtora. Ao contrário, o que desvaloriza o imóvel é um acabamento de baixa qualidade e é justamente isto que pelo que entendi os manifestantes lutam para melhorar. QUE VOCÊS TENHAM ÊXITO NESTA JORNADA, POIS SERVIRÁ DE LIÇÃO PARA OS BRASILEIROS ACOMODADOS QUE ESTÃO SENTADOS NO SOFÁ DE BRAÇOS CRUZADOS EM UMA ESPERA SEM FIM PELOS SEUS IMÓVEIS E AINDA ACHAM QUE OS DESOCUPADOS SÃO VOCÊS... PARABÉNS MAIS UMA VEZ E BOA SORTE!!!"

  • Alessandro

    07 de Maio de 2012

    "\"Proprietário\" disse \"Acorda PDG e se defenda?\" Ela não se defende porque sabe que está totalmente errada!!! Não tem defesa para o que a PDG está praticando no mercado."

  • Alessandro

    07 de Maio de 2012

    "Devolução do dinheiro e ainda com a comissão? Pura enrrolação, por que eles não devolvem com o valor do mercado? Por quer não congelam o saldo devedor? Porque não fazem acabamento de qualidade, querem é se livrar dos compradores anteriores. Agora é fácil jogar a culpa na AGRE, mas a PDG já assumiu a AGRE a bastante tempo e ficou claro que o foco era lançar novos produtos PDG e não concluir as obras em andamento. Já soube de compradores do GREENVILE que a já houve anuncio de atraso da OBRA. CUIDADO CONSUMIDORES.. ISSO É UMA BOLA DE NEVE!!! OS QUE ESTÃO NO CRONOGRAMA HOJE SERÃO ATRASADOS AMANHÃ!!!!! "

  • EDMILSON TAVARES SANTOS

    07 de Maio de 2012

    "É lamentável saber que uma empresa deste porte esteja se comportando desta forma sem um organismo estatal adotar as medidas cabíveis para frear novos empreendimentos imobiliários por parte dela. Parabéns aos adquirentes do IKÊ/TAMARI pela demonstração de cidadania plena, na defesa de seus interesses e evitando que novos cidadãos sejam lesados por uma empresa que não merece nossa confiança."

  • Sidnei

    07 de Maio de 2012

    "Manifestações não desvalorizam imóvel. O preços dos imóveis são definidos nas seguinte ordem. Localização: bairro / serviços / entorno. Metragem: tamanho do apto / n de quartos Acabamento: Padrão de qualidade / materiais utilizados Apoio as manifestações pois é a única forma da PDG sentir-se pressionada (é no bolso mesmo)... Entendo também que é um direito das pessoas se manifestarem até uma ação de cidadania. O brasileiro tem que mudar esta cultura de deixar pra lá. Aqueles que estão com imóvel atrasado da PDG juntem-se para ver se ela para de descumprir contratos..."

  • Marcelo Santana

    07 de Maio de 2012

    "Essa PFG é uma falácia. Fui vítima também dela, mas graças já estou morando no meu em Alphaville apesar de dois anos de atraso. Aqueles que aqui estão defendendo a PDG tomara que recebam seus imóveis fora dos padrões e com bastante atraso. Atraso de dois anos é pouco, quero que seja de cinco ou mais."

  • Miriam

    07 de Maio de 2012

    "Eu estou feliz por esta reportagem, pois estava pensando em fazer a compra de um apartamento pela PDG, mas depois disto que vi! O atraso já virou fato aqui na Bahia, mas não respeitar os clientes, não atendendo o memorial descritivo é absurdo. Uma colega comprou apartamento no patiu jardins e disse que um diretor de nome Rodrigo teve numa assembléia no dia 05/05 e foi altamente arrogante nos questionamentos dos clientes/compradores. Parabéns ao Bocão News por esta reportagem. Acho que tanto voces, como os compradores estão fazendo um alerta a toda a sociedade. Eu seria a próxima a comprar e me ferrar."

  • Márcio Sampaio

    07 de Maio de 2012

    "Essa experiência coletiva dos consumidores de lutar pelos seus legítimos direitos tem sido um marco para mim. Num país como o nosso, muito passivo diante das irregularidades que se cometem dia a dia, ver consumidores lesados se manifestando diante dessa empresa irresponsável, só nos faz acreditar que é possível construir relações mais justas e dignas. Parabéns a todos. "

  • Genildo

    07 de Maio de 2012

    "PDG... Podre !!!"

  • Luciano Caldas

    07 de Maio de 2012

    "É impressionante ver pessoas que só se preocupam com a possível desvalorização do imóvel. Pior, caem em contradição o tempo todo, pois num momento dizem que o imóvel está \"valorizadísismo\", noutro, que os protestos vão \"desvalorizar\". Ora bolas, o que está desvalorizado, no caso em tela, é o respeito que a PDG deveria ter por seus clientes. Ninguém ali, no protesto, é paraquedista. Todos são compradores, prejudicados de alguma forma, que exercem o direito de manifestação. Agora, se você é corretor e só se preocupa com suas vendas, investidor e trata o imóvel como ativo, sinceramente, desejo que repensem a situação. O que está em jogo é algo que não pode(ou pode?) ser contabilizado financeiramente: a falta de respeito, a destruição de sonhos."

  • Nilson

    07 de Maio de 2012

    "Sou um dos compradores do TAMARI e concordo com este movimento. As construtoras se consideram intocáveis e poderosas; está mais do que na hora de dar uma virada de mesa nesse jogo. Pois somos nós os compradores. Espero que o projeto do Vereador Sandoval vá à frente e bloqueie os lançamentos da PDG. Sobre a desvalorização do apt. isso é folclore, pois não receberemos um prédio fora do que foi acordado. Eu fico com pena de alguns que escreveram defendendo a PDG, não sabendo eles que o nosso presente é o futuro deles."

  • PDMERDA

    07 de Maio de 2012

    "Só rindo com esses perfis falsos que a PDMERDA fica colocando....ainda digo mais o GREENBOSTA NAO SOBE NEM A PAU.... O ÚNICO QUE SUBIRÁ,SÓ SUBIRÁ PQ VAI SER FEITO PELA CONSTRUTORA SANTA HELENA. OS D+++ ESTÃO TDS \"EMPIPINADOS\".PDMERDA QUE FAZER LAVAGEM CEREBRAL NO SEUS CORRETORES,OFERECENDO COMISSÕES TRIPLICADA ( SÓ VENDE ASSIM) SE VCS REPAREM O GREENMERDA NAS MIDIAS FAZ O POSSÍVEL PARA DESVINCULAR O NOME DA PDMERDA PARA NÃO CAUSAR MAIS DOR DE CABEÇA P/ELES. LEMBRE -SE ANTES ERA AGRA,DEPOIS VIROU AGRE,DEPOIS VIROU ABAYARA E AGORA PDMERDA. DÁ P/CONFIAR NUMA EMPRESA Q TROCA DE NOME TD OS DIAS?"

  • Paulo Divino

    06 de Maio de 2012

    "Os sites de reclamações em todo Brasil, estão cheios de denúncias contra esta \"PDG\", assim como o \"Youtube\" e muitos outros e em todo o Brasil, o caso é muito sério! Entidades governamentais, abram o olho com esta empresa! ADEMI, PROCON, SUCOM, CRECI, CREA, MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL, RECEITA FEDERAL, ETC. Tomara que o decreto com o projeto de indicação de número 35/12, do “Vereador Sr. Sandoval Guimarães”, com as pressões da sociedade, dos adquirentes prejudicados e de vários vereadores, surtam efeitos bem rapidamente. Um grande investidor de imóveis, não compra dois ou três, compra dúzias de imóveis. Sou investidor e acho a \"PDG\", inclassificável! Tenho pena dos que compraram “GREENVILE”! O primeiro por lá, também será entregue com mais de um ano e meio de atrasos! Compro: Grupo - JHSF, \"OAS-GAFISA\", CYRELA&ANDRADE, SYENE, ODEBRECHT, SERTENGE. Empresas que se respeitam e que respeitam principalmente os seus clientes. Quem quiser me conhecer, entre em contato com a minha secretária, através do site. Caso os diretores da \"PDG\", queiram se explicar, estou às ordens! É Obvio que um distrato a esta altura, seria um prêmio desses infelizes adquirentes, já completamente insatisfeito, para essa má prestadora de serviços a \"PDG\"! Diretores da \"PDG\", afirmem aqui que fazem o distrato, para este pessoal, pelo preço de mercado, para ver o que acontecerá com vocês? Meus parabéns a todo pessoal da ação e ao “BocãoNews”, esse é o cara! E a todo esse pessoal dessa ação, afirmo que; com certeza estão fazendo a diferença aqui em Salvador, estão a meu ver, dando exemplo de cidadania e ao mesmo tempo prestando um grande serviço de utilidade pública! "

  • Sidnei

    06 de Maio de 2012

    "Nunca ouvi dizer que imóvel desvaloriza é lenda, só se for para a PDG que deixa de vender seus imóveis... Comprei o meu apartamento para morar, só quero receber meu imóvel, e estou tendo prejuízo por pagar parcelas do financiamento \"pós chave\" e ainda pagando aluguel. Afinal serão 19 meses de atraso... Vocês que estão criticando as manifestações, percebam que estamos sendo lesados. É conformismo falar que todas as empresas atrasam, e estas empresas contam com isto. O Brasileiro tem que mudar de comportamento. Sobre as manifestações são válidas, pois senti na pele o descaso da PDG com seu pós venda. Além do mais temos que ficar de olho no produto que nos foi vendido. PDG se eu atrasar o pagamento do boleto que chega todo mês \"em casa\" pago 2% de multa mais mora. Vocês atrasam 19 meses e não devolvem aos seus clientes absolutamente nada? Como ficamos no prejuízo?"

  • Hacker de sistemas da Bahia

    06 de Maio de 2012

    "Estou deixando aqui um pequeno aviso! Aos idiotas infiltrados, tecendo comentários ridículos e sem fundamentos; só podem ser pessoas infiltrados da própria incorporadora \"PDG\"-Poder de Ganância! Vou descobrir o e-mail de todos vocês, inclusive com os números dos registros de suas máquinas e seus endereços residenciais ou comerciais, somente para provar que vocês que tecem esses comentários em defesa dessa empresazinha de mafiosos, que realmente são pessoas da própria \"PDG\". E tem mais um desafio, a qualquer um de vocês, ou você que pensa que é gente, que chamou esse pessoal de \"DESOCUPOADOS\". Esse pessoal que fez e faz essas ações contra a \"PDG\"; são pessoas que merecem, além de meu respeito os meus parabéns, são pessoas como essas e como o “BocãoNews”, que estamos precisando em nossa sociedade para filtrar o “Joio do Trigo”, para poder jogar o resto fora. Lógico que o resto são vocês que estão apoiando essa péssima empresa do ramo da construção civil a \"PDG\", dando dor de cabeça e prejuizos a varias famílias dignas. Quem é investidor de verdade, nunca se importaria se este ou aquele imóvel vai se desvalorizar ou não; por causa de ações que farão contra este ou aquele empreendimento, por esses terem às suas mazelas ou inconformidades que serão totalmente refeitas, graças a essas ações inteligentes e pacíficas! Pelo contrário, um verdadeiro investidor, apoiaria integralmente este grupo de pessoas corajosas que estão a meu ver defendendo e muito bem os seus direitos e valores. Você que fez críticas acima se chamando ou caracterizando-se como investidor deve ser uma pessoa um pouquinho remediada, tem apenas mais alguns trocados do que o seu vizinho. Deixo aqui um convite aos diretores da \"PDG\", não para esse rapazinho daqui de Salvador, acho que o chamam de Rodrigo Alves, pois o apito dele é mudo, surdo e pequeno! Quero encontrar diretores da \"PDG\"! Quero saber deles, por que saíram da Espanha, às pressas, e vieram fazer badernas aqui no Brasil, inicialmente no ABC – Paulista, agora aqui na Bahia e em outros diversos estados, sempre adotando os mesmos golpes, o mesmo esquema e as mesmas táticas, vendem e depois esquecem o cliente, o pós-venda é horrível para seus clientes, estão até remunerando muito bem seus corretores, pois às suas vendas despencaram e este feirão para eles foi um verdadeiro fiasco, podem acreditar! "

  • Sidnei

    06 de Maio de 2012

    "Infelizmente a PDG só quer saber de vender seus imóveis depois nós clientes somos tratados somente como mais um número. Pós venda da PDG só serve da parte financeira. Comprei o imóvel para morar, e pelo prazo que a PDG pretende entregar o imóvel em Março de 2013 (era para ter entregue em out. 2011) serão 19 meses de atraso. Estou pagando parcelas do pós-chave e aluguel, só mesmo tendo prejuízo. A PDG só faz é nos enrolar. PDG quero receber meu apê. Estes que se dizem \"proprietários\" só podem ser pessoal da PDG infiltrado, atitude desesperada deles... PDG acorda, não está vendo que o Brasileiro não aguenta mais ser explorado/ enrolado / enganado. Aonde está o foco na satisfação do cliente?"

  • Hacker de Sistemas da Bahia!

    06 de Maio de 2012

    "Estou deixando aqui um pequeno aviso! Aos idiotas infiltrados, tecendo comentários ridículos e sem fundamentos; só podem ser pessoas infiltrados da própria incorporadora \"PDG\"-Poder de Ganância! Vou descobrir o e-mail de todos vocês, inclusive com o nº dos registros de suas máquinas e seus endereços residenciais, para somente provar que vocês que tecem esses comentários em defesa dessa empresazinha de mafiosos, realmente são pessoas da própria \"PDG\". E tem mais um desafio, qualquer um de vocês, ou você que pensa que é gente, que chamou esse pessoal de desocupados, esse pessoal que fez e faz essas ações contra a \"PDG\"; são pessoas que merecem, além de meu respeito os meus parabéns, são pessoas como essas e como o “BocãoNews”, que estamos precisando em nossa sociedade para filtrar o “Joio do Trigo” e jogar o resto fora. Lógico que o resto são vocês que estão apoiando essa péssima empresa do ramo da construção civil a \"PDG\". Quem é investidor de verdade, nunca se importaria se esse ou aquele imóvel vai se desvalorizar ou não; por causa de ações que farão contra este ou aquele empreendimento, por esses terem às suas mazelas ou inconformidades que serão refeitas, graças a essas ações! Pelo contrário, um verdadeiro investidor, apoiaria integralmente este grupo de pessoas corajosas que estão a meu ver defendendo e muito bem os seus direitos e valores. Você que fez críticas acima se chamando ou caracterizando-se como investidor deve ser uma pessoa um pouquinho remediada, tem apenas mais alguns trocados do que o seu vizinho. Deixo aqui um convite aos diretores da \"PDG\", não para esse rapazinho daqui de Salvador, o Sr. Rodrigo Alves, pois o apito dele é mudo, surdo e pequeno! Quero encontrar diretores da \"PDG\"! Quero saber deles, por que saíram da Espanha, às pressas, e vieram fazer badernas aqui no Brasil, inicialmente no ABC – Paulista, agora aqui na Bahia e diversos estados, sempre adotando o mesmo esquema e as mesmas enrolações com seus clientes! Os sites de reclamações em todo Brasil, estão cheios de denúncias, assim como o \"Youtube\" e muitos outros. Tomara que o decreto do “Vereador Sr. Sandoval Guimarães”, com as pressões de vários vereadores surtam efeitos rapidamente. Um grande investidor de imóveis, não compra dois ou três, compro dúzias de imóveis, acho a \"PDG\", inclassificável! Tenho pena dos que compraram “GREENVILE”! O primeiro lá, também será entregue com mais de um ano e meio de atrasos! Compro: Grupo - JHSF, \"OAS-GAFISA\", CYRELA&ANDRADE, SYENE, ODEBRECHT, etc. Empresas que se respeitam e que respeitam os seus clientes. Quem quiser me conhecer, entre em contato com a minha secretária através do site. Caso os diretores da \"PDG\", queiram se explicar, estou às ordens! É Obvio que um distrato a esta altura, seria um prêmio do adquirente, já completamente insatisfeito, para a \"PDG\"! Diretores da \"PDG\", afirmem aqui que fazem o distrato pelo preço de Mercado, para ver o que acontecerá com vocês? Parabéns a todo pessoal da ação e ao “BocãoNews”, esse é o cara! "

  • LEANDRO PASSOS

    06 de Maio de 2012

    "É LAMENTÁVEL A POSTURA DE CERTOS INDIVÍDUOS, COM NOTÓRIA ORIENTAÇÃO DE TERCEIROS, QUE SE INFILTRAM NO PROCESSO DE BATALHA, PODE-SE DIZER ASSIM, COM O INTUITO DE CRIAR NUVEM DE FUMAÇA E MASCARAR A REAL SITUAÇÃO DOS ADQUIRENTES DE EMPREENDIMENTOS DA CONSTRUTORA PDG.INVESTIDORES RECLAMAM DA DESVALORIZAÇÃO DO IMÓVEL PORQUE NÃO SABEM O QUE É TER O SACRIFÍCIO DE COMPRAR UM APARTAMENTO E CONTINUAR VIVER INDEVIDAMENTE DE ALUGUEL AO MERO SABOR DA VONTADE DE UMA CONSTRUTORA SEM COMPROMISSO SOCIAL."

  • Andre

    06 de Maio de 2012

    "Prezados, como já foi dito aqui, nossas insatisfações vão além do atraso nas obras, pra mim esse é o menor dos problemas. O problema maior, no meu ponto de vista, está no desrespeito ao consumidor de uma empresa que se diz a maior do país. Esperava ao menos respeito. O distrato não é a solução dos problemas, principalmente para quem já esperou 5 anos para receber o imóvel. Para quem comentou sobre o atraso da Cyrela, esclareço que a empresa tomou a iniciativa de chamar os adiquirentes a formar uma comissão onde foi negociado o congelamento do saldo devedor, pagamento de multa por atraso etc. Isso que é uma empresa séria. Além do mais a Cyrela entregou, no caso do Le Parc, tudo que prometeu e do jeito que prometeu. Aos investidores, que não estão preocupados com a qualidade do imóvel, sugiro que aplique o dinheiro em algo que não envolva mexer com pessoas, principalmente o sonho da casa própria. Lamentável essa postura egoísta de alguns. Por isso que somos uma nação medíocre. Também comprei 3 aptos no mesmo empreendimento, 1 para morar e 2 para investir, mas não sou idiota, quero receber por aquilo que paguei."

  • ANTONIO CARLOS CALDAS

    06 de Maio de 2012

    "Infelizmente algumas pessoas olham apenas para o próprio umbigo. Este pessoal que anda aconselhando o distrato, pensa da mesma forma que a PDG. Estão poucos preocupados com o bem comum e apenas com seu investimento e passarão logo o imóvel para outro desavisado ganhando na transação . Parece que são corretores da PDG como já foi dito por alguém. O pessoal está certo em lutar,exigir o que foi acordado em contrato. A PDG não tem cara. É formada por um grupo de banqueiros que querem apenas resultado financeiro. As pessoas que representam a PDG nos Esta- dos são testas de ferro e não tem autonomia para tomar decisões. Tudo depende de SÃO PAULO que nega tudo. Uma coisa em que eles são bons são em alterar as planilhas financeiras. O saldo devedor sobe sem maiores explicações . Pessoal, vamos continuar lutando e denunciando a falta de atenção ao cliente por parte da PDG . ,"

  • josé lopes

    06 de Maio de 2012

    "Sempre quando adquirimos um empreendimento o corretor,coloca como um bom argumento de vendas, um seguro de conclussão de obra,porque não por isso em prática.Abraços "

  • Arlete Leda Rabello

    06 de Maio de 2012

    "Os acometidos da \"síndrome de Poliana\" que aconselham aos compradores lesados que devolvam seus imóveis à PDG precisam se livrar da burca de ingenuidade que tolhe a capacidadede raciocínio lógico e tentar se informar, antes de escrever asneiras patéticas. Quem investiu seu capital em 2007, além das correções pelos índices oficiais, têm a epectativa (Senão de morar em um imóvel decente, compatível com o material publicitário, embora enganoso,e com próprio memorial descritivo do empreendimento)de receber a tal \"devolução\" com o valor agregado, levando em conta; tempo + valorizaçaõ do entorno + imóvel pronto para o habite-se + qualidade anunciada. Isso não está sendo feito, pois o valor que eles querem devolver não comtempla o valor agregado. O memorial descritivo está sendo descumprido, e a qualidade do empreendimento nos remete à dos conjuntos habitacionais(antigos,pois os atuais exibem qualidade muito superior) construidos para o proletariado. Antes de escrever besteira se informem, para não ocuparem este espaço, para o leitor sério, com vacuidades mentais."

  • Jorge Reis

    06 de Maio de 2012

    "O movimento tem a intenção de evitar que a PDG continue agindo com outras pessoas com o mesmo desreispeito que está agindo conosco. Tornar público a total falta de compromisso e profissionalismo da PDG, está é a intenção. Se tivesse conhecimento antes não teria adquirido o produto de uma construtora que desrespeita o consumidor. Quem afirma que estamos dando tiro no pé certamente adquiriu o imóvel para especular, o que não é o nosso caso. Basta confrontar o que consta no memorial descritivo com o que está sendo construído pela PDG. Ao contrário, estamos exigindo que a PDG cumpra com o compromisso assumido com cada um dos adquirentes. Chega de tanto conformismo. "

  • MARCOS SOBRAL

    06 de Maio de 2012

    "É MUITO FÁCIL PERCEBER QUE NOS COMENTÁRIOS ONDE AS PESSOAS SE PREOCUPAM COM A DESVALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS, TENTANDO CONVENCER QUEM ESTÁ INSATISFEITO A REALIZAR O DISTRATO (DEVOLUÇÃO), OU MESMO FAZENDO DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DE VALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS, SÃO CORRETORES OU SIMPLESMENTE FUNCIONÁRIOS DA PDG ORIENTADOS A SE MISTURAREM ENTRE OS COMENTÁRIO, VISANDO MINIMIZAR O TAMANHO DO PROBLEMA. GARANTO QUE SE ESTA \"EMPRESINHA\" PDG, DEVOLVESSE PARA OS SEUS CLIENTES O VALOR DE MERCADO DO IMÓVEL, TODOS DEVOLVERIAM, INCLUSIVE EU, MAS FICAM CLAMANDO PELO DISTRATO, NA ESPERNAÇA DE GANHAR DUAS VEZES, POIS DEPOIS DE TER USADO O DINHEIRO DE QUEM COMPROU E SE FERROU, RELANÇA O IMÓVEL COM PREÇO ATUAL, VALORIZADÍSSIMO. O MINISTÉRIO PÚBLICO DEVERIA SE ATENTAR PARA O GOLPE QUE ESTA \"QUADRILHA\", DISFARÇADA DE EMPRESA, ESTÁ DANDO NO CONSUMIDOR BAIANO. "

  • Proprietário Greenville e Piatã

    06 de Maio de 2012

    "Sou proprietário de dois empreendimentos da PDG( Greenville e Piatã). ambos estão sendo construídos e com as obras dentro do cronograma pelo que posso perceber.Comprei os mesmos em 2011. Soube diretamente pelo diretor da PDG que eles estão devolvendo o valor pago corrigido e inclusive com a comissão inclusa. Porque quem está insatisfeito não faz o destrato? Acho melhor do que ficar reclamando. Se está reclamando da obra falando sobre mau acabamento pergunto: VC vai confiar em morar nessa obra? Me passa a impressão que sensacionalismo! Pessoal todas as construtoras estão atrasando. Eu não sou a favor de atraso e também tomarei minhas providencias se a PDG passar do prazo em contrato porém minha briga será na justiça e não como estão fazendo. O QUE EU NÃO ENTENDO É O PORQUE QUE A PDG NÃO SE PRONUNCIA A SOCIEDADE E DIZ QUE ESSES ATRASOS SÃO DECORRENTES DAS ANTIGAS CONSTRUTORAS NA QUAL ELA COMPROU PARA SE TORNAR A MAIOR DO PAÍS!!! P&##@ está desvalorizando nossos imóveis!!!! Acorda PDG e se defenda!!!"

  • João

    06 de Maio de 2012

    "onde que esta essa tabela de preços?"

  • José Póvoa

    06 de Maio de 2012

    "O mais incrível é que existem pessoas que só olham para o próprio umbigo ou não conseguem enxergar mais além do que está à sua volta. Também sou adquirente de um imóvel da PDG e não estou nem um pouco preocupado se, ao exigir os meus direitos ou indo um pouco mais além alertando outras pessoas para não cairem \"no conto do vigário\", esse tipo movimento vai desvalorizar o meu imóvel. Se paguei por um produto, vou exigir que se cumpra o que foi prometido. Parabéns para este espaço, que permite que sejam respeitados os direitos dos outros."

  • Alessandro

    06 de Maio de 2012

    "Tem que protestar sim!! O problema não é apenas o atraso da OBRA, a PDG despreza seus clientes, a qualidade da OBRA está péssima, não estão cumprindo o Memorial Descritivo entre outros.. Vocês que estão preoculpado apenas com desvalorização estão sendo egoísta pois não vão morar lá mesmo né!!!! Só pensam no dinheiro que vão ganhar com a venda, quem comprar depois que se exploda né!!! Queria ver se vocês estivessem 2 anos pagando alugueis, atrasado casamento, morando com parentes, seus sonhos de filhos adiados ou comprometidos teriam a mesma postura. SE A PDG NÃO MUDAR ESSA POSTURA COM CERTEZA MAIS PROTESTOS VIRAM PELA FRENTE. Cliente totalmente insatisfeito."

  • Carla Germana

    06 de Maio de 2012

    "Nossa!!! estou assustada pois comprei um IKÊ e não sabia dos problemas. Parabêns ao Bocão pela reportágem. Quanto ao fato de distrato não é simples assim. Eu comprei o IKÊ, porque a localização é importante pra mim. O atrazo está ocorrendo e a PDG deve CONGELAR O SALDO DEVEDOR. É fácil não entregar a obra com tantos lançamentos. já que o saldo não fica congelado. É só lucro para as construtoras!!!"

  • Jefter Gonçalves

    06 de Maio de 2012

    "Tina Pessoa,Valdemir Silva A nível de informação a PDG não realiza devolução do dinheiro pago muito menos o valor da correção. Por duas vezes tentei realizar o distrato e a resposta foi a mesma, não devolvemos o valor pago e sim uma parte dele, ou seja, a única forma de negociar com eles é judicialmente. E os problemas com a PDG vai além do atraso da obra, eles não estão cumprindo com memorial descritivo."

  • Fabricio Barros

    06 de Maio de 2012

    "Concordo com a insatisfacao de alguns em relacao aos atrasos, porem pq vcs nao pegam seu dinheiro de volta ??? esse tipo de manifestacao so tende a desvalorizar nossos imoveis , vcs estao dando tiro no pe!!! comprei um tamari na planta por R$ 190.000,00 hj custa mais de R$ 400.000,00 , quem estiver insatisfeito vai na PDG que ela devolve tudo, alguns amigos ja pegaram seu dinheiro de volta , agora essas manifestacoes tendem a desvalorizar nossos imoveis , "

  • Tina Pessoa

    06 de Maio de 2012

    "Sinceramente acho totalmente invalida este tipo de manifestacao, so vem desvalorizar nossos imoveis, quem estiver insatisfeito va na PDG que ela devolve tudo inclusive a comissao paga ao corretor, infelizmente todas construtoras estao atrasando , nao tenho interesse em defender ninguem , porem como investidora e acostumada a comprar imovel na planta ja estou acostumada com esse tipo de atraso que é extremamente normal , quem estiver insatisfeito pegue seu dinheiro de volta e compre um imovel usado!"

  • FABRICIO

    06 de Maio de 2012

    "Estou há alguns meses pesquisando os preços de apartamentos para comprar,já dispensei a PDG por causa desses transtornos que ela vem ocasionando aos compradores, tenho amigos que se arrependeram de ter adquirido a sua nova moradia pela PDG, é uma vergonha. O pior é que a CEF e outros órgãos não tomam providência, que país é ess?"

  • Valdemir Silva

    06 de Maio de 2012

    "É extremamente impressionante o que esses manifestantes estao fazendo , vao acabar desvalorizando meus imoveis , comprei PÀTIO JARDINS 108m² na época por R$ 320.000,00 olhando a tabela o mesmo custa R$ 600.000,00 agora fica um monte de desocupado querendo fazer protesto pra DESVALORIZAR nossos imoveis , quem estiver insatisfeito DISTRATE e receba todo seu dinheiro de volta !!! pq ninguem fala do atraso da OAS da Cyrela ???? Acho que tem outros interesses nessas manifestacoes "

  • Bruno Carvalho

    06 de Maio de 2012

    "Tb sou cliente PDG adquirir Ike e PAtio Jardins, concordo com a insatisfacao de alguns com o atraso , porem infelizmente todas construtoras estao atrasando , LE PARC, BRISAS, MAHATANN , todos atrasados, no caso da PDG a mesma devolve tudo que pagamos corrigido inclusive a comissao paga aos corretores !!! olhem a tabela de hj por exemplo IKE ta custando em média R$ 595.000,00 !!! na época comprei por R$ 290.000,00 !!! NAO ESQUECAM QUE ESSE TIPO DE PROTESTO SO FAZ DESVALORIZAR NOSSOS IMOVEIS "

  • LEANDRO PASSOS

    06 de Maio de 2012

    "É indiscutivelmente desrespeitosa a postura da Construtora PDG ante os seus clientes. Parabéns ao BocãoNews pela oportunidade de permitir expressar tal descontentamento."

  • Francisco Sousa

    06 de Maio de 2012

    "Uma sociedade mobilizada é capaz de grandes resultados, que este movimento sirva de exemplo para milhões de consumidores que são constantemente enganados por empresas inescrupulosas que transformam sonhos em um verdadeiro pesadelo."

  • Rafael

    06 de Maio de 2012

    "Além do atraso existe a qualidade, que segundo últimas inspeções está péssima. Basta olhar da rua mesmo e ver como a obra está sendo finalizada. Lamentável. Além de esperar tanto, iremos receber um imóvel mal acabado. "

  • Adriana Carrilho Simoes

    06 de Maio de 2012

    "Otima reportagem essa empresa pdg não se preocupa com o cliente. Devemos ter muito cuidado com essa empresa comprei um imóvel em 2007 e não sei quando vou receber total desrespeito com o consumidor. Parabéns pela reportagem.precisamos alertar a população do descaso dessa empresa com os seus clientes e a falta de qualidade nas obras."

  • MARCUS

    06 de Maio de 2012

    "ESSA INFELIZ \"PROPRIETÁRIA\" DEVE SER UM CORRETOR DA PDG INSATISFEITO COM A QUEDA NAS VENDAS PELOS NOSSOS PROTESTOS.POIS QUEM ESTÁ NO GRUPO SABE OS TRANSTORNOS QUE NOS FORAM CAUSADOS POR TODOS ESSSES ATRASOS E DESCUMPRIMENTO DE CONTRATOS. É LAMENTAVEL!!!!!!"

  • MARCUS AZEVEDO

    06 de Maio de 2012

    "PARABENS BOCÃONEWS, PELA COBERTURA DO NOSSO PROTESTO, DE FORMA ESPECIALMENTE CLARA E FIDEDIGNA. A PDG É UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO. NÃO SOMOS INADIMPLENTES, PAGAMOS TODAS AS PRESTAÇÕES EM DIA,JUSTAMENTE PARA NÃO SOFRERMOS SANÇÕES SEVERAS POR PARTE DA PDG, CONTUDO QUEREMOS O MESMO TRATAMENTO QUE NOS SERIA DADO, SE ATRASASSEMOS ALGUMA PARCELA, AGORA QUE A PDG ATRASOU A ENTREGA DO NOSSO SONHO E DESCUMPRIU O CONTRATO E O DIREITO DO COSSUMIDOR."

  • J. Mota

    06 de Maio de 2012

    "Pois de fato com a PDG é Poder de Garantir Atraso e Dor de cabeça. Estamos a tentar morar no nosso Ap há pelo menos 1ano e 6meses. A PDG irresponsável age com anti-profissionalismo perante aqueles que a sustenta e são (deveriam) ser o ativo de maior valor: seus clientes. \"Arrependido agora choro..\""

  • Pedro

    06 de Maio de 2012

    "Gostaria de saber se a \"Proprietaria\" ja visitou a obra e tem conhecimento das inconformidades. O anonimato suscita duvidas quanto a efeiva propriedade. Lanco o desafio para que consiga um comprador para minha unidade, ao preco de tabela PDG, que sera premiada com 5% do valor da transacao."

  • Pedro

    06 de Maio de 2012

    "Gostaria de saber se a \"Proprietaria\" ja visitou a obra e tem conhecimento das inconformidades. O anonimato suscita duvidas quanto a efeiva propriedade. Lanco o desafio para que consiga um comprador para minha unidade, ao preco de tabela PDG, que sera premiada com 5% do valor da transacao."

  • Proprietário (mesmo), não funcionáriozinhozinho de empresa não idônea

    06 de Maio de 2012

    "..E tem gente que ganha a vida assim... O silêncio vale ouro, quando imbecilidade é só o que se tem a dizer."

  • Arlete Leda Rabello

    06 de Maio de 2012

    "O atrazo na entrega dos imóveis não é inédito em nosso contexto, embora a PDG tenha ultrapassado os limites para tal, mas a qualidade dos imóveis a serem entregues(?.., nos causa espanto. Um mote honesto que eles devriam adotar seria; \"Pague o Luxo e more no Lixo\". Otário!!!"

  • Amanaiara

    06 de Maio de 2012

    "Sou cliente da PDG e estou insatisfeita. A PDG não cumpre memorial descritivo, o saldo devedor continua aumentando e o pior é o tratamento que a direção da empresa vem dando a nós compradores/as. Só resta agora alertar a outras pessoas para que não sejam seduzidos/as por esta empresa, pois o sonho da casa própria se tornará num terrível pesadelo. "

  • A. Rabello

    06 de Maio de 2012

    "Congratulo-me com o\"Bocão\" pela coragem de publicar entrevista com as vítimas da PDG (Poder Da Ganância), enquanto seus concorrentes se omitem de fazê-lo, para não desagradar anunciantes tão \"PoDeGoso$\""

  • Rafael

    06 de Maio de 2012

    "É um crime o que a PDG está fazendo com 1200 familias soteropolitanas. Cadê os orgão de defesa ao consumidor? Cadê o Procon? Cadê a Justiça? Cadê o MP? É UM ABSURDO!"

  • Thiago

    06 de Maio de 2012

    "Muito bom! Esse assunto tem que ir para a mídia (jornais de tv, etc). Não entendo por que essas notícias ficam restritas a sites alternativos. Nada é divulgada em canais abertos e em jornais de grande circulação, como atarde e correio da bahia. O que está acontecendo?"

  • Adilson Bahia

    05 de Maio de 2012

    "Além do atraso da entrega dos imóveis, que provoca frustrações diversas nos compradores, tem o saldo devedor que cresce à proporções assustadoras. Lamentável, esta PDG (Pague Depois Grite!)."

  • Nei M. Menezes

    05 de Maio de 2012

    "*Vou tecer apenas um pequeno comentário: (1º) Agradecimento ao amigo José Eduardo. (2º)Parabenizar os meus companheiros de luta, pois sabemos que não é facil lutar e persistir na luta contra um gigante da construção civil. \"Mas grãos de areia se juntam bem devagar, o vento sopra lentamente e de repente, grãos, podem se transforma em grandes dunas e arazar imensos quarteirões\". Como corretor de imóveis, tenho excelentes idéias para propor para algumas entidades: para \"Prefeitura M. de Salvador, para \"SUCOM\", através dos vereadores como para a defesa do consumidor, PROCON, através de programas governamentais, com a finalidade de em curto período, proteger o consumidor adquirente de imóveis. Mais uma vez parabéns ao bocãonews!"

  • Nei M. Menezes

    05 de Maio de 2012

    "*Vou tecer apenas um pequeno comentário: (1º) Agradecimento ao amigo José Eduardo. (2º)Parabenizar os meus companheiros de luta, pois sabemos que não é facil lutar e persistir na luta contra um gigante da construção civil. \"Mas grãos de areia se juntam bem devagar, o vento sopra lentamente e de repente, grãos, podem se transforma em grandes dunas e arazar imensos quarteirões\". Como corretor de imóveis, tenho excelentes idéias para propor para algumas entidades: para \"Prefeitura M. de Salvador, para \"SUCOM\", através dos vereadores como para a defesa do consumidor, PROCON, através de programas governamentais, com a finalidade de em curto período, proteger o consumidor adquirente de imóveis. Mais uma vez parabéns ao bocãonews!"

  • Alexandre Santana

    05 de Maio de 2012

    "PDG Poder De Garantir dor de cabeça! PDG nunca mais! Não cumpre com seus contratos, trata mal seus clientes no Brasil. Parabéns Sandoval e ao Bocão por divulgar estes picaretas."

  • José Antônio

    05 de Maio de 2012

    "Hoje, o que sinto é um misto de raiva com arrependimento . Se imaginasse que fosse passar por esse calvário teria tentado comprar um imóvel pronto. Prejuízo enorme. Teremos agora que esperar a lenta justiça para reaver os prejuízos."

  • Pedro

    05 de Maio de 2012

    "Única coisa que a PDG atualmente está garantindo é a dor de cabeça de quem, na mais absoluta boa fé, adquiriu alguma unidade de seus empreendimentos. Já está na hora das autoridades intervirem, principalmente o MP, para acabar com esse descaso. "

  • Fernanda

    05 de Maio de 2012

    "Poder de Garantir dos de Cabeça"

  • Fernanda

    05 de Maio de 2012

    "O problema não é apenas a insatisfação com o imóvel, mas sim o desrespeito com o consumidor. Esse tipo de coisa não se resolve apenas com a venda do imóvel! São 3 anos de espera pelo meu sonho! Meu primeiro imóvel, tenho que passar por isso e ainda ler/ouvir desaforo! Quero meu ap, quero bem feito e quero ter o direito de demonstrar toda a minha indignação! PDG, toma vergonha, cumpra com o quanto pactuado! Àqueles que sonham com a casa própria... CUIDADO, MUITOS VÃO TENTAR ENGANAR VCS! APRENDAM COM O ERRO DOS OUTROS!"

  • Leandro Nunes

    05 de Maio de 2012

    "Parabéns a equipe do bocaonews por retratar com fidelidade o desrespeito que a PDG vem fazendo com os seus clientes."

  • Tiago Saldanha

    05 de Maio de 2012

    "É isso aí! Tem que protestar mesmo, porque so assim essas empresas entram no eixo. Também tem que ser mostrado para a sociedade em quais empresas confiar ou nao."

  • manoel silva

    05 de Maio de 2012

    "AMIGOS NA NOSSA TERRA EXISTE A OAS ISSO É UM PRIVILEGIO PQ NÃO PROCUROU A MELHOR NO RAMO DA CONSTRUÇÃO PADRÃO OAS É QUALIDADE."

  • Alexandre

    05 de Maio de 2012

    "Parabéns a todos pela atitude. Tem que protestar mesmo. Simplesmente um absurdo o que essa PDG está fazendo. As autoridades deveriam tomar providencias o mais rápido possível. São muitas famílias sendo lesadas."

  • Reis

    05 de Maio de 2012

    "É vergonhoso vê uma empresa desse porte enganando a população com projetos, prazos e sonhos que não são cumpridos e ainda lançando novos empreendimentos na cidade de Salvador e região metropolitana que dificilmente ( pelo histórico apresentado na Bahia ) serão honrados dentro do prazo, é no mínimo vergonhoso para não dizer criminoso. Cabe ao poder público e em especial ao Ministérios Público altuar e atuar essa \"empresa\" de forma exemplar a não permitir novas vítimas da PDG."

  • Almiro Reis

    05 de Maio de 2012

    "Construtora que não respeita os clientes e os contratos assinados com os mesmos. Já são 18 meses de atraso para entrega dos imóveis IKÊ, Tamari, Pátio Jardins e Felicitá Garibaldi. Atenção consumidores, cuidado com a PDG. Poder de Garantir Nada!!!!!!!!!"

  • Luciana Costa

    05 de Maio de 2012

    "É admirável que compradores manifestem de forma inteligente e pacífica para a sociedade toda a sua insatisfação com esta construtora. Isto serve de alerta para todos nós consumidores. Parabéns! Vocês estão certíssimos em lutar em favor dos seus direitos!"

  • José Gonçalves

    05 de Maio de 2012

    "PDG significa \"Projeto Do apartamento Gorou\"."

  • JUNIOR

    05 de Maio de 2012

    "O ENGRAÇADO OU LAMENTÁVEL É QUE OS ORGÃOS NÃO TOMAM PROVIDÊNCIA E A PDG CONTINUA VENDENDO APARTAMENTOS OU ILUSÕES AOS CLIENTES..."

  • Proprietária

    05 de Maio de 2012

    "Quem não esta satisfeito que venda seu apartamento! O apartamento está valorizadissimo! Verifiquem a tabela de preço! Procurem se informar melhor!!"

Relacionadas

  • Auditado pelo IVC