Eleições

Professora da Ufba é criticada por propagar ataque contra Aécio em Salvador

Imagem Professora da Ufba é criticada por propagar ataque contra Aécio em Salvador
Docente convocou colegas a irem ao Pelourinho dar banho de talco, farinha e pó de giz em tucano  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/10/2014, às 20h10   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Convocação da educadora  já circula também no WhatsApp


A professora de pós-graduação em Semiótica da Cultura da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e docente plena da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lícia Soares de Sousa, causou indignação a alunos e amigos da sua lista de relacionamentos no Facebook ao incentivar a organização de uma recepção nada republicana ao candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves. O presidenciável desembarca na próxima sexta-feira (17) em Salvador para participar de uma caminhada no Centro Histórico.

Nesta terça (14), a acadêmica, que é doutora em Semiótica pela Universidade do Quebec, em Montreal, e publicou vários artigos e livros sobre a sua especialidade no Brasil, Canadá e Alemanha, convocou todos contrários à candidatura do presidenciável tucano a recepcioná-lo no Pelourinho, por onde passará, com "banho de talco, farinha e pó de giz". A educadora fez referência ao senador mineiro como um usuário de cocaína. "ôh Aecim--vai te fuder-- o maradona cheirou mais do que voc (SIC)”, postou.




Postagem de Lícia Soares em sua página do Facebook


O ato da docente causou indignação nas redes sociais. A também professora universitária Gabriella Santana discordou da colega e comentou a sua postagem. “Professora, admiro demais a sua militância aguerrida e compartilho dela, muitas vezes. Mas acho indecoroso acusar ou achincalhar esse candidato com insinuações com base no vício (ou não) em pó. Podemos manter o nível do debate no campo ideológico”, condenou.

Já o advogado Luiz Costa Filho, também repudiou a atitude e lembrou que calúnia e difamação são crimes tipificados no Código Penal. “Ai já vira baixaria. É essa a bandeira do PT professora? Todos merecem se manifestar, contrario ou não, é certo, mas não de forma grosseira. (...) E mais, apologia a esse tipo de manifestação, ainda mais publicamente pode render sérios problemas em caso de 'confronto' entre militantes que estejam fora de si”, discordou.

A atriz baiana Sara Galvão considerou os ataques como “crime de discriminação como qualquer outro”. “A senhora é professora? É isto mesmo? É sério? Independente de qualquer posicionamento político, isto foi proposto por uma professora, uma acadêmica? Por aí, vemos o nível da educação do nosso pobre Brasil! Quanta falta de civilidade, quanta falta de respeito ao ser humano e ao processo democrático! Não é necessário humilhar quem pensa diferente de você”, criticou em seu comentário.

A reportagem tentou contatar a professora Lícia, mas até o fechamento não foi possível localizá-la. Já o post era possível ser visualizado no perfil oficial da acadêmica até às 20h desta quarta (15). Além do Facebook, a postagem circula também pelo WhatsApp.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp