Educação

Hapvida leva projetos sociais para a Boca do Rio

Gilberto Júnior
Unidade educacional será voltada para crianças, adultos e moradores de rua  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior

Publicado em 22/10/2014, às 06h16   Vinícius Ribeiro (Twitter:@vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

A Fundação Ana Lima, braço social do plano de saúde Hapvida, inaugurou na manhã desta terça-feira (21) sua unidade no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Com o objetivo de ser um aporte de inclusão social, o trabalho da fundação é direcionado para crianças, adultos e moradores de rua da comunidade soteropolitana.

Atuando na capital baiana desde 2010, onde era localizada na Baixinha do Santo Antônio, no São Gonçalo, a nova unidade representa o nascimento do Projeto Ilhas, que atende pessoas em situação de risco. Além da Bahia, a Fundação Ana Lima realiza 537 mil atendimentos por ano somados entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Pará.


“É um resgate, principalmente para as crianças que estavam ociosas. E, além disso, os pais das crianças estão pedindo para serem alfabetizados; então, aqui em Salvador também vamos implantar alfabetização para adultos. Eu acho que esta instalação representa inclusão social para a comunidade da Boca do Rio, que estava um pouquinho esquecida”, destacou a presidente da Fundação Ana Lima, Aristela Holanda.

O Projeto Ilhas atende a população com idade de 6 a 17 anos, oferecendo atividades de raciocínio lógico e LOEs (leitura, oralidade e escrita), informática, percussão, dança e higiene. A participação no projeto depende de inscrição, obedecendo como pré-requisito a frequência escolar. A rotina na fundação proporciona às crianças aprendizado artístico, alimentação e reforço escolar.  


Durante a solenidade, o vice-presidente do Hapvida, Cândido Júnior, enfatizou o trabalho de apoio social desenvolvido pela fundação idealizada por sua mãe, Ana Lima, acionista da empresa de saúde. “A missão aqui é apoiar, acolher, viabilizar saúde e oportunidades para que as pessoas mais carentes tenham mais chances na vida. A gente entende isso não como uma boa ação apenas, mas como uma obrigação social, que não é só nossa, mas de toda a população”, disse Cândido.

Diante da oportunidade ofertada pelo projeto, a operadora de caixa, Sineide de Araújo, espera empenho da filha, uma das abraçadas pela Fundação Ana Lima. “Quero que ela se dedique, pois existem muitas crianças sem oportunidades nas ruas. Quero que ela aprenda tudo o que está sendo oferecido”.  
A solenidade contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Kívio Lopes.

Estrutura

A unidade da Fundação Ana Lima da Boca do Rio tem uma estrutura ampla com dois andares, banheiros, oitos salas, refeitório, cozinha, espaço de leitura e anfiteatro. Dentro dos projetos de apoio às pessoas em situação de rua, serão distribuídas 400 refeições diárias entre os programas Café da Manhã e Sopão da Vida (200 refeições cada), sob os cuidados de uma equipe com nutricionista, cozinheira e auxiliar.

Os horários de atendimento para as refeições são 7h (café da manhã) e 17h (sopão). A Fundação Ana Lima está localizada na Rua Dom Eugênio Sales, nº 50, Boca do Rio.


Publicada no dia 21 de outubro de 2014, às 11h46

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp