Educação

Greve de terceirizados fecha 25 escolas na Bahia

Imagem Greve de terceirizados fecha 25 escolas na Bahia
Calendário, nestas instituições, fica ainda mais apertado com a paralisação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/07/2014, às 14h28   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Servidores terceirizados deram sequência, nesta terça-feira, a uma paralisação em escolas estaduais de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), 25 das 30 instituições de ensino estaduais do município não abriram na última segunda-feira, e a situação se mantém, com apenas cinco delas em funcionamento. A categoria reivindica o pagamento de salários e benefícios atrasados pelas empresas contratantes.
De acordo com o Sindilimp-BA, três empresas terceirizadas são os principais alvos da greve, que foi definida por tempo indeterminado, até que a situação se regularize. Os trabalhadores afirmam que a Flex deve três meses de salário, vale-alimentação e vale-transporte aos servidores, que a Contrate atrasou dois meses de remuneração e dos mesmos benefícios para aqueles que não tiraram férias e que na Sandes há funcionários que já estão há quatro meses sem receber.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou que a Flex apresenta pendência na documentação relacionada à Certidão de Dívida Ativa da União. O órgão disse que a aguarda a regularização dos documentos para que possa ser efetuado o repasse.
O Sindilimp-BA rebateu a versão da secretaria e disse que, após conversa com um representante da Flex, descobriu que não há nenhuma documentação pendente. A empresa teria garantido que, assim que fosse resolvida a situação, as dívidas seriam quitadas. Os sindicalistas afirmaram também que a Contrate e a Sandes pagaram um salário atrasado e alguns benefícios na última segunda-feira.
Estimativa do sindicato aponta que cerca de 500 trabaladores (de limpeza, merendeiras, funcionários administrativos, entre outros) estão parados no município nesta terça-feira. A atividade do dia foi uma mobilização realizada no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito.
A Secretaria da Educação afirmou que as escolas que tiveram as aulas prejudicadas pela paralisação de servidores deverão fazer reposição para o cumprimento dos 200 dias letivos.

Fonte: Terra

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp