Denúncia

Falsa promessa! UNIRB e Sinterp vendem curso sem reconhecimento profissional

Reprodução
Após formados, os ex-alunos não conseguem obter o registro profissional, pois curso não é reconhecido pela SRTE   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/10/2014, às 06h11   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Formar radialistas devidamente reconhecidos como profissionais pela Superintendência Regional de Trabalho Emprego e Renda (SRTE) em 13 meses. Essa foi a promessa feita pela UNIRB – Faculdade Regional da Bahia – para dezenas de alunos de Salvador e cidades do interior do Estado em 2012.
Hoje, depois de 28 meses, o sonho de se tornar radialista se transformou em um grande e doloroso pesadelo. Isso porque, segundo os denunciantes, a SRTE não reconhece o curso como válido para emissão do registro profissional de radialismo na Bahia. Com isso, o caso ficou marcado pelo jogo de empurra entre a instituição de ensino e o Sinterp - Sindicato dos trabalhadores em Rádio, Tv e Publicidade do Estado da Bahia.
De acordo com informações da comissão formada por alunos que procuraram o Bocão News, o acordo feito entre UNIRB, Sinterp e eles não foi cumprido. Segundo os denunciantes, a UNIRB informa que já fez a sua parte e agora a questão tem que ser resolvida com o Sinterp. Já o sindicato, que indicou o curso como válido, agora "disse que não podia fazer nada", como mostra a postagem de um dos alunos no Facebook. Com isso, o caso que envolve cerca de 70 alunos, vem se arrastando sem previsão de término. 
E as reclamações não param. O aluno ainda informou que por conta da não resolução do problema relatado, os atuais alunos já estão sendo prejudicados. "O curso da radialismo da UNIRB está parado e alunos da terceira turma estão pagando e sem aula", concluiu.
Eles também se queixam das trocas de coordenadores, cinco ao longo do curso. "Ao concluir todas as matérias, todas as atividades complementares e apresentação do seminário final, ficamos esperando meses para emissão do tão sonhado certificado, mas quando chegou veio com o nome de curso de extensão, coisa não reconhecida pela SRTE", desabafa um integrante.
Ainda de acordo com o grupo, poucos integrantes tem o contrato firmado com a faculdade assinado. Segundo os denunciantes, várias pessoas não receberam o documento. Pelos cálculos dos alunos, cada um integrante desembolsou R$ 3.250,00 e seguem sem previsão de quando estarão aptos para exercer a função.
A reportagem do Bocão News entrou em contato com a UNIRB, que informou o mesmo passado para os alunos. De acordo com a assessoria de imprensa, a instituição se responsabiliza pela formação do estudante, sendo de responsabilidade do Sinterp a validação do curso junto à SRTE. Já o sindicato foi procurado, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. 


Publicada no dia 20 de outubro de 2014, ás 12h10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp