Cultura

Arquidiocese e IPHAN darão início à reforma do Palácio Arquiepiscopal

Imagem Arquidiocese e IPHAN darão início à reforma do Palácio Arquiepiscopal
Corredores terão a circulação moldada em vidros  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/07/2014, às 18h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após anos de espera, a cidade de Salvador passará a contar, em breve, com um novo Palácio Arquiepiscopal, que será completamente restaurado. O anúncio foi feito na manhã da última terça-feira (29), na Casa dos Sete Candeeiros (Centro Histórico), durante uma coletiva de imprensa. O projeto inicial prevê um investimento de 18 milhões, que serão aplicados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento e Sustentabilidade (BNDES) e pelo Banco Itaú. A obra deverá ser concluída no prazo de 24 meses, contados a partir de setembro deste ano.

De acordo com o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, após a reforma, o palácio terá, entre outros espaços, laboratórios para restauração de imagens e de documentos que se encontram no arquivo da Arquidiocese – considerado o arquivo mais rico, em termos de documentos, da América Latina –, um memorial da Igreja no Brasil e um espaço para atendimento, composto por um escritório para o arcebispo, uma capela episcopal, uma biblioteca e uma sala de conferência. “Desde que cheguei a Salvador, há três anos, eu aguardava por esse momento. O prédio, do jeito que está, é uma agressão aos olhos dos soteropolitanos e uma agressão ao monumento que nós temos”, afirmou.

Segundo o representante do Instituto de Desenvolvimento Humano, Márcio Campos, foram realizados diversos estudos para saber o que poderia ser ou não modificado no prédio. Entre o que poderá ser modificado está a restauração do forro em madeira – que em algumas salas não poderá ser recuperado, visto que não foram encontrados vestígios da pintura original – e as janelas, que terão apenas 18% das estruturas reaproveitadas.

“Serão construídos banheiros nos três pavimentos. Só na coluna dos banheiros será utilizada uma estrutura metálica. As esquadrias serão recuperadas, haverá iluminação externa para dar valor a essa arquitetura. Com a reestruturação dos pilares, nós vamos fazer uma sobre-cobertura para que se possa trabalhar em dias de sol e de chuva, sem parar”, disse Campos.

Para que o edifício retome as características originais, serão executados serviços como a reestruturação de alguns pilares localizados ao fundo do prédio, restauração das grades e gradis, das cercaduras de pedra, da escada monumental, da porta principal em pedras, demolição da edícula situada na face oeste, ligação com a Praça da Sé, instalações elétricas, hidráulicas e drenagem, elevador para oito pessoas, climatização, ambientação dos espaços, projeto educativo, aquisição e instalação de equipamentos dos laboratórios e para a área de pesquisa.

O prédio contará, ainda, com uma novidade: para que os visitantes possam saber o que acontece dentro de cada sala, os corredores terão a circulação moldada em vidros. “Eu tenho certeza que quando esse monumento ficar pronto, a cidade ficará muito orgulhosa de si”, assevera Dom Murilo. Além do arcebispo e de Márcio Campos, estiveram presentes o superintendente do IPHAN, Carlos Amorim e o presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Luiz Viana Queiroz. As informações são da Arquidiocese de Salvador.

Foto: Salvador Cidade Baixa


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp