Política

Senador é denunciado por corrupção após fazer lobby; saiba detalhes

Facebook / Reprodução
O FBI encontrou na casa do senador mais de R$ 550 mil em dinheiro, além de duas barras de ouro  |   Bnews - Divulgação Facebook / Reprodução

Publicado em 25/09/2023, às 17h41   Cadastrado por Edvaldo Sales



Robert Menendez, senador americano que defende os interesses da Paper Excellence contra uma empresa brasileira nos Estados Unidos, foi denunciado à Justiça de Nova Jersey, na última sexta-feira (22) por receber propinas para atuar a favor de empresários e de uma nação estrangeira.

De acordo com a coluna do Mazzini, do ISTOÉ, o FBI encontrou na casa do senador mais de R$ 550 mil em dinheiro, além de duas barras de ouro, um conversível de luxo e imóveis recebidos em pagamento de propinas.

Grande parte do dinheiro apreendido na casa do senador estava em envelopes que continham digitais e DNA de um dos empresários denunciados e de seu motorista.

Segundo as investigações, Menendez chegou a escrever cartas que depois foram enviadas a seus colegas em nome de autoridades do governo egípcio.

Além disso, ele fez lobby sobre procuradores para barrar investigações sobre os empresários e pressionou autoridades do Departamento de Agricultura para que elas não agissem contra os interesses de um empresário de origem egípcia e do governo do Egito em temas ligados à exportação de carnes americanas ao país africano.

As investigações dão conta ainda que o esquema teria durado entre 2018 e 2022. No mesmo período, Menendez também enviou cartas a diversas autoridades pedindo apurações e restrições contra o grupo brasileiro J&F, que controla a gigante de alimentos JBS.

Ainda conforme a coluna, os temas e datas dessas manifestações coincidem com os registros de atividade de lobby de seu advogado pessoal, Stephen Ryan, em favor da empresa de papel e celulose Paper Excellence.

Ademais, o texto afirma que Menendez se valia de sua posição como presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e que, em outubro de 2019, ele enviou uma carta ao secretário do Tesouro pedindo que o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS) revisasse a aquisição de empresas americanas pela JBS.

Stephen Ryan registrou este tema como uma das suas áreas de atuação como lobista da Paper Excellence.

Com a troca de governo, Menendez enviou uma carta à nova secretária do tesouro em agosto de 2021, reiterando o pedido para que o CFIUS revertesse as aquisições de empresas americanas pela JBS.

O tema continuava constando como área de atuação de Ryan nos registros oficiais de lobby.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp