Política

Rui Costa dispara contra governo Bolsonaro ao falar sobre ataques em escolas; confira

Domingos Júnior / BNews
Rui Costa pontuou que “escola é lugar de vida, de alegria e de cultura”  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews

Publicado em 15/04/2023, às 10h40 - Atualizado às 11h06   Eduardo Dias, Edvaldo Sales e Tiago Di Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou o governo Jair Bolsonaro ao comentar a onda de ataques e ameaças de atentados contra escolas no Brasil nos últimos dias. Neste sábado (15), durante entrevista coletiva na visita do governador em exercício, Geraldo Júnior, às obras das futuras instalações do Complexo de Delegacias, em Salvador, Rui disse que o país “está colhendo aquilo foi plantado, semeado ao longo dos quatro anos”.

Como na agricultura, se você plantar semente de mamão, você vai ter um pé de mamão, se plantar soja, vai colher soja. Ao longo dos quatro anos, infelizmente, o Brasil comandado pelo ex-presidente da República plantou ódio, racismo, preconceito contra as mulheres, preconceito contra nordestino, preconceito contra negro, um ambiente de colocar crianças até para pegar em armas”, disparou.

Rui continuou: “O ex-presidente fazia com frequência, botando crianças no colo, fazendo sinal de arma, estimulando grupos armados, estimulando ódio, e infelizmente o Brasil hoje ficou parecido com outras nações com ataques em escolas”.

O ministro pontuou que “escola é lugar de vida, de alegria, de cultura, lugar de arte, e nós vamos juntos ter que reconstruir o nosso país, não só no aspecto de ódio, mas de valores também, como amor e carinho”.

Rui revelou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os 27 governadores, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, os presidentes da Câmara dos Deputado e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD), respectivamente, e do Ministério Público, “para fazer uma reunião e chamar a parceria de todos os poderes, do parlamento, para um mutirão a favor da vida, da família, da paz”.

Ainda de acordo com Rui, Lula fará, posteriormente, “uma reunião com todas as religiões do país e pedir um apelo pela paz, pela vida”.

Na mesma ocasião, o ministro da Casa Civil falou sobre os conteúdos que são expostos nas redes sociais e como a liberdade de expressão é vista de maneira equivocada atualmente.

Se alguém postasse uma placa de outdoor, de alguém dando uma machadada na cabeça de uma criança, criaria uma comoção social e não ficaria uma hora a placa, todo mundo mandaria arrancar a placa. Mas, quando esse mesmo conteúdo é exposto na rede social, há uma defesa como se aquilo fosse liberdade de expressão e nós sabemos que a inteligência artificial vai expondo toda vez que uma criança e um adolescente abre seu celular, aquelas imagens aparecem com mais frequência”.

Rui concluiu alertando os pais e responsáveis por crianças: “Isso não pode acontecer, não podemos deixar nossas crianças vulneráveis e muito menos esses grupos que estimulam a cometerem violência. Isso não é um problema somente de governo, é um problema da sociedade e o presidente inicia esse grande movimento a favor da vida e da paz”.

SSP reforça atuação de ronda escolar na Bahia

Desde o último dia 10 de abril, foram registradas, pelas polícias Civil e Militar da Bahia, apreensões de 28 adolescentes e uma criança, além da prisão de um adulto que tinham supostos envolvimentos na produção e disseminação de fake news, porte de arma branca ou simulacro de pistola em escolas. 

Durante encontro realizado na última sexta-feira (14) no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador, o secrtário da Segurança Pública, Marcelo Werner, comentou sobre as ações da pasta para a prevenção a ataques e ameaças em escolas.

"A SSP continua com o reforço no policiamento, através da ronda escolar, não só na capital, mas em todas as cidades do interior do estado, assim como através da Polícia Civil, da Superintendência de inteligência, que vem tratando todas as denúncias e informações que a gente recebe com muita responsabilidade, para que possamos prevenir e até nos antecipar a qualquer tipo de evento desse estilo que esteja sendo planejado", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp