Política

Direto de Brasília: Deputada baiana quer cota para mulheres em obras públicas

BNews
Projeto de Rogéria Santos é baseado no 'Marias na Construção'  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 16/05/2024, às 13h47 - Atualizado às 14h04   Humberto Sampaio, direto de Brasília, e Carolina Papa



O projeto de lei, de autoria da deputada federal Rogéria Santos (Republicanos) que prevê cotas para mulheres na construção civil, é analisado pela Comissão do Trabalho da Câmara. A parlamentar afirma que o PL, que tem como base a boa experiência na prefeitura de Salvador com o projeto “Marias na Construção", tem como objetivo incentivar a participação de mulheres na área em nível nacional.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“O maior objeto do projeto é a criação de um programa em âmbito nacional que motiva, incentiva e traga a participação de mulheres na construção civil. Não trazemos no sentido de obrigar, mas sim de conscientizar. O próprio dispositivo do projeto diz que deverá constar no próprio edital ou de licitação essa possibilidade [de fornecer cota para mulheres]”, afirma a deputada.

A parlamentar em entrevista ao BNews informou não acreditar que o projeto sofra resistências por parte das construtoras. De acordo com Rogéria, o setor passa por mudanças e que as mulheres estão cada vez mais capacitadas para ocupar cargos na construção civil.

“As empresas que desejarem participar vão estar cientes da promoção da equidade, igualdade de gênero não só no âmbito da logística. As mulheres são amplamente preparadas, qualificadas e qualificadas na construção civil, inclusive no âmbito gerencial”, pontua.

Em Salvador, o projeto “Marias na Construção” é uma política pública da capital baiana e foi implementada pela secretaria municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) quando Rogéria Santos estava à frente da pasta.

“Muitos me procuram, me convidam para falar sobre a mulher na construção civil. Eles enxergam como uma oportunidade de alavancar a construção civil que tem passado por uma série de mudanças. A tecnologia tem trazido outras formas de trabalho, acelerado os contextos de produção. Eu não vejo nenhum impedimento, acredito que eles sejam nossos aliados eles têm grandes cases de sucesso”, acrescenta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp