Política

Presidente do TCE fala sobre cargo da mulher de conselheiro dentro do órgão

Imagem Presidente do TCE fala sobre cargo da mulher de conselheiro dentro do órgão
Inaldo Araujo explicou a situação de Roberta Alencar ao site Bocão News  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/09/2014, às 05h57   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Após o Bocão News divulgar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emprega, desde 2007, a esposa do vice-presidente do órgão, Gildásio Penedo e que também é sobrinha do vice-governador da Bahia, Otto Alencar, o presidente Inaldo Araujo falou sobre o caso com a reportagem.
Roberta de Alencar Santana Penedo é concursada e era locada na secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), onde atuava como diretora da Previdência, sendo exonerada a pedido em 2007. Em junho do mesmo ano, Roberta ficou à disposição do TCE onde atua até hoje como assessora do conselheiro Filemon Matos. O salário de Roberta é de R$ 15.714,69. "Quando Gildásio assumiu ele mesmo teve o maior cuidado com isso e perguntou sobre a situação da esposa dele. Mas, ela é concursada e comprometida com o trabalho. Isso não se configura como nepotismo, a questão é bem clara", afirmou o presidente do TCE, que não entrou no mérito sobre a questão ser antiética ou imoral.
Inaldo Araujo ressaltou ainda que está à disposição do site para esclarecer qualquer informação e combate o nepotismo e irregularidades que possam existir dentro do órgão. 
Entretanto, o Bocão News, que vem realizando uma série de reportagens especiais sobre a lista de funcionários dos órgãos públicos do Estado da Bahia, bem como a forma de contratação destes servidores, não para de encontrar situações, no mínimo, desconfortáveis e que põem em xeque a questão ética das instuições.
Além de Roberta, há outros parentes e afins que compõem o quadro de funcionários à disposição ou comissionados. O caso de Roberta Penedo não configura-se como nepotismo, ainda que esta seja esposa do vice-presidente do órgão. Entretanto, o advogado Ademir Ismerim considera estranho que um Tribunal requisite uma servidora do Estado para prestar serviços a um órgão em que seu marido é um dos titulares, "recebendo, portanto adcionais no seu salário, o que caracterizaria irregularidade", afirma o Ismerim. 
O Tribunal de Contas do Estado é responsável por fiscalizar as contas da Assembleia Legislativa da Bahia. O TCE é órgão auxiliar da Assembleia Legislativa no exercício do controle externo dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e do Ministério Público, fiscalizando a arrecadação da receita e sua aplicação.


ACOMPANHE A SÉRIE AQUI:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp